Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2022

Órgãos estaduais e municipais aderem a plano para reduzir mortes no trânsito no RN

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde nesta segunda-feira (18), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal/RN, um evento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e iniciou a Campanha Maio Amarelo 2022.

As agendas visam a redução do número de mortes e lesões no trânsito. O evento contou com seis grupos de trabalho que reúnem especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (SENATRAN, DETRANS, órgãos municipais de trânsito, CETRANS, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), das mais variadas regiões do país e das esferas federal, estadual e municipal, bem como representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar, a fim de propor e viabilizar, com sua grande expertise, a implantação de ações que tragam um retorno positivo à sociedade.

A medida visa, ainda, alinhar o PNATRANS à nova Década de Ações para a Segurança no Trânsito promovida pela ONU, cujo compromisso é reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028. 

Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um plano de metas focado em reduzir o índice de mortos no trânsito.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema é "Juntos Salvamos Vidas".

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Natal, as ações do Maio Amarelo fazem parte do programa Movimento Pela Vida, um programa municipal de redução aos acidentes e mortes no trânsito que consiste com ações integradas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito por toda a cidade.

Natal atingiu meta

A  Assembleia Geral das Nações Unidas editou em março de 2010 uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que tinha a meta de reduzir, pela metade, o número global de mortes e lesões no trânsito. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de sequelas por acidente de trânsito em 178 países.

O foco principal do movimento Maio Amarelo é a redução dos acidentes de trânsito, e para isso, a cidade de Natal atingiu a meta determinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em reduzir em 51% o número de acidentes de trânsito nos últimos dez anos (2010/2020), como apontam as estatísticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Para fortalecer as ações durante o mês, a Prefeitura de Natal promoverá várias ações e parcerias executadas pela STTU no âmbito do Maio Amarelo, com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, como a expansão da campanha nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, além da iluminação dos prédios públicos como forma de alertar a população, ações de travessia segura, intervenções da engenharia de trânsito, lives, cursos de capacitação em direção defensiva, através de plataformas digitais.



Nenhum comentário: