Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Evento discute plano de gestão integrada da orla de Natal

 


Natal iniciou evento que pretende discutir o Plano de gestão integrada da orla. O encontro acontece até quinta-feira no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e faz parte do projeto  “Brasil Essa é Sua Praia” do Ministério do Turismo  do qual a capital potiguar foi uma das 10 cidades escolhidas para a ação.

O prefeito Álvaro Dias (PSDB) esteve na abertura do evento. “Precisamos que Natal avance, caminhe para o futuro. Por isso é tão importante esse momento. Se eu pudesse estaria participando desse encontro. Precisamos ter uma atenção muito maior por nossa orla. Vamos pensar a cidade para as pessoas”, disse o Prefeito.

Está em discussão o instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental por meio  de processo participativo fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla.  O secretário de Turismo de Natal Fernando Fernandes comentou o debate para a gestão das praias e a elaboração de gestão integrada. “Essa análise do projeto Orla é importante, pois Natal tem um potencial gigante. A capital tem acima de 100 mil pessoas que trabalham com a cadeia do turismo e por isso é essencial essa discussão”, explicou o secretário.

Responsável pela organização das discussões, o engenheiro agrônomo e consultor Leonardo Tinôco falou sobre a importância da representatividade e legitimidade das oficinas que estão sendo realizadas. “A gestão das praias - elaboração de gestão integrada pelos municípios só poderá ser feita mediante a elaboração do PGI. Tem que ter representatividade e legitimidade para que possa refletir a sociedade como um todo”, comentou.

Nesta segunda-feira (23) a oficina serviu para discutir orientações  tendo em vista o trabalho de campo para esta terça-feira (24). O grupo vai percorrer as praias da Redinha, Forte, Meio, Via Costeira e Ponta Negra para analisar os elementos visuais e as questões sócio-ambientais de cada local. Na sequência acontecem os debates com a formação das mesas. Uma segunda oficina será realizada em julho e depois acontecerá a audiência pública para votação do Plano.

O que é o “Brasil Essa é a Nossa Praia”?

O Projeto “Brasil, essa é nossa praia!” é fruto de uma parceria entre o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR/UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur), através do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 02/2019. A ação tem como objetivo geral orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.

Dentre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGI) nos municípios de Angra dos Reis (RJ), Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Cabo Frio (RJ), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Imbé (RS), conforme seleção Pública, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

O projeto será desenvolvido até dezembro de 2022, contemplando atividades como oficinas, produção de materiais informativos e documentos para auxiliar os municípios participantes e demais interessados, além de um encontro nacional de gestores dos municípios selecionados para troca de experiências, discussão e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

 

Nenhum comentário: