Na segunda-feira (23), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte divulgou que investiga o primeiro caso da hepatite aguda de origem ainda desconhecida em criança notificado no estado. De acordo com a pasta, o caso foi registrado em Mossoró, na região Oeste, e tem características semelhantes aos relatados em diversos locais do mundo.
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da Sesap está acompanhando o caso.
De acordo com a Sesap, é importante reforçar a importância da população estar atenta aos sinais como: sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos, e icterícia - quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Segundo especialistas, quando forem identificados tais sintomas, a assistência médica deve ser procurada imediatamente.
A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.
Um detalhamento dos sintomas da doença pode ser encontrado no site da Opas.
Apesar da notificação, a pasta ressalta que é necessária a manutenção da tranquilidade e das medidas de prevenção e higiene.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário