Páginas

sábado, 14 de maio de 2022

Venda de celulares sem carregadores poderá ser questionada no Procon

 


Os aparelhos celulares estão cada vez mais caros, com muitos modelos novos todos os anos. Mas, o preço aumenta e o que os fabricantes oferecem cada vez menos acessórios. É que agora, os aparelhos estão sendo vendidos sem o carregador de energia. Essa foi a decisão das duas maiores empresas do ramo e deixou muitos consumidores no prejuízo, já que o preço do produto não diminuiu e o valor do acessório aumentou. E aí? É possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor nessa situação?

A Senacom - Secretaria Nacional do Consumidor - iniciou as apurações desse caso em 2020 e instaurou processo administrativo no final do ano passado. E agora, decidiu orientar os mais de 900 Procons de todo o país a abrir processos administrativos contra as empresas Apple e Samsung por deixarem de incluir carregadores de energia nos telefones móveis que comercializam.

Laura Tirelli, coordenadora-geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas, da Senacom, explicou que o que foi apurado até agora é que o lucro dessas empresas aumentou muito desde o início dessa prática, mas ainda não é possível afirmar que há ações abusivas nesse sentido.

A orientação da Senacom é que os consumidores que se sentirem lesados procurem o Procon do seu estado ou até mesmo a justiça, já que existem processos judiciais em que os usuários conseguiram ser ressarcidos. O Procon de São Paulo e de Fortaleza também já aplicaram multas altíssimas às empresas que têm praticado esse tipo de venda sem os carregadores. 

 

Nenhum comentário: