Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Após saquear escolas, soldados russos supostamente deixaram mensagens aos estudantes

 


Quando as forças ucranianas recuperaram o controle de Katyuzhanka, uma vila ao norte de Kyiv que estava sob ocupação russa por mais de um mês em março, encontraram a escola local destruída. Qualquer equipamento que não tivesse sido roubado foi destruído, havia um cemitério improvisado no pátio da escola e trincheiras profundas foram cavadas no campo de futebol.

Dentro de uma das salas destruídas, escrita com giz em um grande quadro-negro verde pendurado na parede logo abaixo de um retrato de Isaac Newton, havia uma carta endereçada aos alunos e assinada “os russos”.

Dizia: “Crianças, pedimos desculpas por tanta bagunça, tentamos salvar a escola, mas houve bombardeios. Vivam em paz, cuidem-se e não repitam os erros que seus mais velhos cometeram. Ucrânia e Rússia são um só povo!!! A paz esteja convosco, irmãos e irmãs!”.

A nota, escrita em russo, em oposição ao ucraniano – o idioma de instrução da escola, foi uma das várias deixadas em quadros-negros e quadros brancos espalhados pelo prédio. “Somos pela paz no mundo inteiro”, disse outro.

A CNN não pode verificar independentemente quem escreveu as notas.
Mikola Mikitchik, diretor da Escola Secundária de Katyuzhanka, disse à CNN no mês passado que sentiu nojo quando encontrou as notas.

“Eles escreveram ‘Russos e ucranianos são irmãos’ e ao mesmo tempo roubaram a escola… arruinaram computadores, tiraram discos rígidos, levaram laptops, impressoras, não deixaram nada na escola! É barbárie e hipocrisia ,” ele disse.

 

 

Nenhum comentário: