Páginas

domingo, 5 de junho de 2022

Covid-19: RN vai voltar a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) vai recomendar a volta da utilização das máscaras em ambientes fechados. O pronunciamento oficial da pasta deve acontecer nesta segunda-feira (06).

Segundo um documento elaborado pelo comitê de saúde do estado, a recomendação considera que os locais fechados apresentam maiores riscos para a disseminação da doença. Além disso, leva em conta o aumento exponenciaal de casos da doença em outros países e até no Brasil, em estados vizinhos ao RN.

"Considerando a necessidade de manter sob controle a pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte, e entendendo que, o período de festividades juninas são provocadores de grandes aglomerações, podendo refletir no aumento do número de casos", destacou o documento.

Outro ponto seria a "necessidade de adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus, com vistas a proteger de forma adequada a saúde e a vida da população norte-rio-grandense, além de garantir um cenário epidemiológico favorável".

Além de ponderar o uso das máscaras, o documento reitera o cumprimento das medidas de prevenção, como os protocolos sanitários, a higienização das mãos com frequência, além de evitar ambientes com aglomeração. Outra orientação é para a população completar o esquema vacinal, incluindo a dose de reforço.

Ao PORTAL DA TROPICAL, a pasta confirmou que a recomendação será feita, mas que não será por meio de nota técnica, documento que apresenta as recomendações.

No boletim epidemiológico divulgado pela secretaria neste domingo (05), o Rio Grande do Norte registrou 48 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Não houve mortes provocadas pela doença no período. Ao todo, o estado tem 507.566 casos confirmados. Os óbitos são 8.211.

O uso de máscaras em locais fechados foi liberado pelo governo do estado em 6 de abril. Nos ambientes abertos, a obrigatoriedade havia sido derrubada ainda no mês de março.

 

Nenhum comentário: