Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Litoral do RN tem 38 municípios em alerta laranja para chuvas; confira lista

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de acumulado de chuvas para 38 municípios do Rio Grande do Norte. As cidades estão localizadas no Leste Potiguar e no Agreste Potiguar. O aviso é válido até as 10 horas da manhã desta quinta-feira (30).

De acordo com o alerta, as localidades podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

As orientações do Inmet são para que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia se possível. Outra instrução é para que em caso de situação de inundação, os pertences podem ser protegidos com sacos plásticos.

Inserida no alerta, Natal registra chuvas fortes desde a madrugada desta quarta-feira (29). As precipitações provocaram transtornos e alagamentos em diversas avenidas da cidade. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu até 88 milímetros no Leste Potiguar entre 7h da manhã de terça-feira e 7h da manhã desta quarta-feira.

Alerta amarelo

Um segundo alerta foi emitido para municípios do Rio Grande do Norte. Na cor amarela, o aviso também tem validade até as 10 horas desta quinta-feira (30). No entanto, o comunicado é mais brando, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

"Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco", diz o comunicado do Inmet.

Os municípios do RN inseridos no aviso estão espalhados pelas quatro regiões do estado, com predominância no Agreste Potiguar.

Confira a lista dos municípios do RN em alerta laranja:

Arez
Baía Formosa
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Januário Cicco
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal 
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Passagem
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Pedro
Senador Georgino Avelino
Serrinha
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

 

Nenhum comentário: