Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Covid-19: 64 milhões de pessoas não tomaram primeira dose de reforço

 


Cerca de 64 milhões de brasileiros que concluíram o esquema vacinal primário, com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19, não retornaram ao posto de vacinação para receber a primeira dose de reforço, atualmente indicada para quem tem 12 anos ou mais.

Segundo o Ministério da Saúde estão disponíveis mais de 100 milhões de vacinas para essa finalidade.

Nos casos da segunda dose de reforço, recomendada a partir dos 40 anos, cerca de 36 milhões de pessoas já podem atualizar o cartão de imunização com mais uma dose.

As vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca podem ser utilizadas nessa etapa.

Para quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, a recomendação é uma dose de reforço, aplicada dois meses após o início do ciclo; e os outros dois reforços que devem obedecer o intervalo de quatro meses.

São 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. Conforme os números do painel de transparência LocalizaSUS, 83,2% da população recebeu a primeira dose e 76,4% completou o ciclo inicial com duas doses ou dose única.

O Ministério da Saúde reforça a importância da imunização como principal forma de proteção contra a Covid-19, sobretudo quanto à diminuição de hospitalizações e mortes pela doença.

 

Nenhum comentário: