Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Com Esquadrilha da Fumaça, Base Aérea de Natal abre portões para público no próximo domingo

 


A Base Aérea de Natal (Bant) vai abrir os portões para o público no próximo domingo (28). Das 11h às 16h30, os visitantes poderão conferir exposição de aeronaves, show do cantor Waldonys, além da demonstração da Esquadrilha da Fumaça, com apresentação prevista para as 15h30. O evento celebra os 80 anos de fundação da base, localizada em Parnamirim.

De acordo com o comando da Bant, além de festejar o aniversário, o evento tem como objetivo estreitar os laços entre a Força Aérea Brasileira, a própria base e a sociedade potiguar.

O acesso à base será gratuito, mas o público poderá doar alimentos não-perecíveis que serão doados para instituições. Além das atrações, o evento terá praça de alimentação.

A Bant destacou ainda que não será permitido o acesso à base com propaganda político-partidária de quaisquer tipos, como camisas, adesivos em veículos e outros.

Dentro das comemorações dos 80 anos de fundação, a Base Aérea de Natal ainda vai promover a estreia mundial da Sinfonia Trampolim da Vitória. Uma obra orquestral composta pela diretora artística da Orquestra Sinfônica do RN em parceria com o compositor Wilames Costa, músico da OSRN. 

O evento será no sábado (27), às 17 horas,  no emblemático Cine Drive In, hoje chamado de Cine Campal Trampolim da Vitória, palco de históricas apresentações artísticas e projeções de clássicos do cinema durante a Segunda Guerra.

Na semana passada, a programação levou ao shopping Midway Mall, na zona Leste de Natal, uma exposição estática com artigos militares e apresentações da banda de música. A ação teve o objetivo de levar ao público um pouco do cotidiano dos militares.

História

A Base Aérea de Natal foi ativada no dia 07 de agosto de 1942, como parte da estratégia militar dasForças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Por diversos motivos essa data se tornou um marco para a sociedade potiguar e para a aviação mundial, pois a partir da presença norte-americana em solo brasileiro muitos aspectos no âmbito socioeconômico e cultural se desenvolveram na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte, além do cumprimento de sua principal missão em servir de base de apoio para as aeronaves que decolavam diariamente para combater na Europa e África, passando a ser conhecida como Trampolim da Vitória.

A Bant possui uma vocação especial de várias décadas para atuar diretamente na formação dos Pilotos de Combate da Força Aérea Brasileira, preparando-os para o cumprimento da missão de defender o Espaço Aéreo Brasileiro. Missões de busca, salvamento e resgate, transporte de órgãos, entre outras, enfatizam o papel social da organização militar.

 

Nenhum comentário: