Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Concurso Segurança PE: governador autoriza editais com 4.741 vagas

 


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou nesta quinta-feira, 8, durante a reunião do Pacto pela Vida, a realização de novo concurso para Segurança Pública do Estado. Ao todo, serão 4.741 vagas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica. 

Os editais serão publicados ainda no segundo semestre deste ano. Confira a distribuição das vagas por corporação: 

Polícia Militar:

  • 2.400 vagas para soldados (praças);
  • 180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

  • 400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

  • 50 vagas para peritos criminais;
  • 50 vagas para médicos legistas;
  • 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
  • 4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, o concurso possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo, das investigações, da ciência e da tecnologia a serviço da segurança e, também, das ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil.

“Esse anúncio reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, com investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitoramento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”, explicou Freire.

Após a autorização do governador, os últimos preparativos antes da publicação dos editais devem ser realizados. Como por exemplo, a contratação da banca organizadora. 

Uma instituição será escolhida para receber as inscrições do concurso, assim como viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.

Concurso PM PE: novo requisito de idade é sancionado

O cargo de soldado da Polícia Militar de Pernambuco tem como requisito o ensino médio completo. Assim como Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Os próximos concursos PM PE contarão com ainda um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais.

A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. A medida ainda é válida para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. 

Até então, o limite de idade para inscrição em concursos das corporações era de 28 anos, com exceção do Quadro de Oficiais Médicos (QOM), que era de 33 anos.

projeto de lei para aumento da idade é de autoria do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, disse o governador em sua justificativa.

Último concurso PM e Bombeiros PE foi há quatro anos

O edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. Foram disponibilizadas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se inscrever a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE cobraram 60 questões sobre as disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Enquanto para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes também foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

 

Nenhum comentário: