Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Ministério da Saúde começa a coleta de dados da pesquisa Vigitel 2022

 


O Ministério da Saúde já começou a fazer a coleta de dados de um dos mais tradicionais questionários de saúde do Brasil, o Vigitel, Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Neste ano, além da telefonia fixa, as entrevistas também serão realizadas por telefone celular. Serão feitas cerca de 27 mil entrevistas para telefone fixo e 13 mil para móvel. A previsão é que o levantamento de dados seja concluído em dezembro, podendo haver prorrogação até fevereiro de 2023.

A pesquisa Vigitel contribui para conhecer melhor o cenário relativo às Doenças Crônicas Não Transmissíveis no País. Os dados ajudam na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da melhoria da qualidade de vida da população.

Para realizar as entrevistas, o Ministério da Saúde teve apoio da Anatel, que ofereceu os cadastros das linhas telefônicas. O compartilhamento obedece a determinação da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que garante o sigilo e protege a privacidade de dados da população.

O resultado da Vigitel 2022 deve ser divulgado no primeiro semestre do próximo ano.

 

Nenhum comentário: