Páginas

sábado, 10 de setembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde de Caicó lança plano de contingência para enfrentamento do surto de Monkeypox

 


Com mais de 16 mil casos confirmados em mais de 75 países, a Monkeypox ou Varíola dos Macacos, como é mais conhecida, foi declarada uma Emergência em Saúde Global pela Organização Mundial de Saúde. No estado do Rio Grande do Norte, os primeiros casos positivos foram detectados em Agosto de 2022.

Diante disso, a Secretaria de Saúde em Caicó montou junto a sua equipe técnica e servidores da Atenção Básica e Hospital do Seridó, o Plano de Contingência para enfrentamento do surto da doença.

O documento foi divulgado nesta sexta-feira (10/09) entre os profissionais de toda rede de saúde, assim como também a ficha de notificação e os fluxos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, serviços hospitalares e ambulatoriais para pessoas com suspeita da Monkeypox.

A sintomatologia da doença em sua maioria se dá pela apresentação de lesões (feridas) por diversas partes do corpo, mialgia e febre.

A secretaria de saúde alerta a população para reforçarem as medidas sanitárias de autocuidado com lavagem de mãos, uso de álcool 70% e máscara.

Nenhum comentário: