Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

UFRN realiza consulta pública sobre assédio sexual

 


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando uma consulta pública para conhecer as percepções e vivências da comunidade universitária sobre o assédio sexual e outras violências de gênero na sociedade e na UFRN. 

As informações coletadas irão subsidiar futuras ações de enfrentamento a essas questões, por meio do Grupo de Trabalho pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual no âmbito da instituição. O formulário estará disponível para participação até 1º de outubro, por meio do link.

O preenchimento é voltado a todos os integrantes da UFRN: servidores técnico-administrativos e docentes; alunos; terceirizados; contratados, entre outros. As respostas serão concedidas de forma anônima, com a preservação das identidades dos participantes e o sigilo resguardado das informações compartilhadas. A iniciativa consiste em uma das ações do Grupo de Trabalho pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual, criado em junho deste ano pela Reitoria da UFRN, com o objetivo de identificar e sugerir medidas institucionais de curto, médio e longo prazo para combater o assédio sexual e outras violências de gênero.

De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a criação do GT representa o compromisso institucional para enfrentamento ao assédio sexual, nas perspectivas de prevenção, acolhimento, investigação e punição.  Para tanto, o grupo é coordenado e formado em sua maioria por mulheres, com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae); da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp); da Comissão de Humanização das Relações de Trabalho; do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio; dos sindicatos das categorias (ADURN, SINTEST e ATENS), além de representação estudantil. 

A coordenadora do GT, Julliana Paiva, explicou que a Consulta Pública foi pensada como uma via de conhecer e mapear a experiência e as percepções da comunidade universitária sobre o assédio sexual e outras violências de gênero, tanto em outros espaços como no âmbito da nossa Instituição. “A nossa expectativa é de que a Consulta Pública traga contribuições e informações essenciais para que o GT possa identificar e sugerir medidas de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero na UFRN. É um movimento institucional voltado a ampliar as vozes da comunidade universitária, pois queremos construir soluções coletivamente para essa problemática tão importante”, esclareceu.

Após o encerramento da Consulta Pública, o GT irá tratar os dados quantitativos, que permitirão identificar os principais tipos de violências de gênero vivenciadas pela comunidade universitária, quais canais costumam ser acionados, os perfis de quem vivencia essas violações, entre outros dados importantes que podem subsidiar políticas e ações institucionais de prevenção e enfrentamento. Do ponto de vista qualitativo, serão realizadas rodas de conversa com uma parte dos respondentes que indicarem essa disponibilidade no formulário, como forma de aprofundar e qualificar os achados da primeira etapa de análise. Por fim, os principais dados serão futuramente divulgados pelo GT para a comunidade universitária.

Nenhum comentário: