Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Vacina contra meningite e HPV será ofertada durante o mês de setembro

 

 

A vacina contra a meningite será ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos a partir de setembro. Além disso, meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente contra o HPV.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é distribuída mensalmente aos estados, de acordo com Ministério da Saúde. A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

No caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.

A vacina que protege contra o HPV foi incorporada de forma escalonada no SUS, Sistema Único de Saúde, a partir de 2014.

 

 

Nenhum comentário: