Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Aplicativo "Todas Por Uma" auxilia no combate à violência doméstica


Salvar mulheres da violência doméstica. Esse é o objetivo do aplicativo "Todas Por Uma", desenvolvido por um jovem que presenciou a violência dentro da própria casa, contra a mãe.

Criado em 2019, o aplicativo foi uma iniciativa de Mateus de Lima, junto com os amigos Lucas Chalegre e Salazar Salazaro. O dispositivo recebeu o nome de NICE, mesmo nome da mãe de Matheus, que tem 23 anos, mora em São Paulo e se formou em Desenvolvimento de Sistemas, em  2019. 

A novidade possibilita que as vítimas de violência doméstica possam pedir socorro sem usar o celular, já que o dispositivo NICE pode ser instalado em colares, brincos ou acessórios, o que permite a busca de ajuda sem que o agressor perceba, através de ligações a um Wi-Fi público. Ou seja: mesmo que o autor das agressões retire todo o acesso aos meios de comunicação e à internet, a vítima terá como ser socorrida. Outra possibilidade é o envio da localização em tempo real para pessoas previamente cadastradas, como explica Matheus.

Além da violência contra a mulher, a plataforma colabora com outros grupos, como o LGBTQIA+ e de defesa de crianças.

O "Todas Por Uma" pode ser baixado nos smartphones com Android e iOS e já impacta mulheres em mais de 13 países. A intenção é que o dispositivo NICE também possa estar presente em mais acessórios.

Para se ter uma ideia do tamanho desse desafio, dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos apontam que, apenas no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 200 mil ocorrências relacionadas a violência doméstica contra as mulheres no Brasil.


 

Nenhum comentário: