Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Após ser reeleita, Fátima Bezerra diz que governa para quem votou e quem não votou nela e projeta nova gestão

A governadora Fátima Bezerra, reeleita nas eleições do último domingo (02), concedeu entrevista ao RN No AR, nesta terça-feira (04). A petista falou sobre o pleito, agradeceu os votos recebidos, reforçou o apoio ao ex-presidente Lula e projetou a nova gestão, que será iniciada em janeiro de 2023, principalmente nas questões econômicas e de educação.

"Mais uma vez, gratidão ao povo do Rio Grande do Norte. Mais de 1 milhão de votos e vitória já no primeiro turno. Mais uma vez o RN fazendo história. Todas as pesquisas apontavam que a gente estava na liderança, desde o início. À medida que o tempo foi passando, foi crescendo esse apoio popular. De forma que o que as pesquisas apontavam, eu estava vendo nas ruas", disse.

Na avaliação de Fátima Bezerra, a vitória no primeiro turno foi um reconhecimento dos potiguares à gestão. "Quero dizer ao RN que vou corresponder a esse belo gesto de confiança com muito trabalho, com mais dedicação ainda em prol do desenvolvimento do estado", declarou.

"Eu acho que a população fez um reconhecimento do trabalho que nós fizemos, de ter tirado o RN do buraco. O buraco era feio. O estado desorganizado, o descontrole. A questão do atraso do pagamento do funcionalismo, com aquelas quatro folhas em atraso. O governo na época era uma espécie de uma âncora colocando a economia para baixo", ponderou.

Apesar de ter vencido no primeiro turno, a petista garante que as eleições continuam. Isso porque o ex-presidente Lula ainda disputa o segundo turno contra o presidente Bolsonaro. "A eleição não terminou. Já convoquei os partidos para consolidar a vitória de Lula no segundo turno", garantiu.

Relação com deputados e senador

Foto: Amanda Carvalho/TV Tropical

Ao mesmo tempo em que elegeu um governo de esquerda, o RN consagrou a vitória de um senador de direita, Rogério Marinho (PL), opositor de Fátima Bezerra. Apesar disso, ela assegura que não haverá problema na relação com o novo representante do senado potiguar.

"Vamos ter um diálogo respeitoso. O que vai ser pautado são os interesses do Rio Grande do Norte. Eu sou governadora de quem votou em mim e de quem não votou em mim. O compromisso é com a cidadania do povo do RN", afirmou.

Por outro lado, a governadora celebrou as vitórias do PT para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e para a Câmara dos Deputados. Ao todo, o partido elegeu três deputados estaduais - Isolda Dantas, Francisco do PT e Divaneide - e dois deputados federais - Natália Bonavides e Fernando Mineiro. Na ALRN, a federação entre PT, PV e PCdoB ainda fez mais três parlamentares - George Soares, Eudiane Macedo e Hermano Morais.

"Foi uma marca histórica. Pela primeira vez o PT elege três parlamentares. Foi um resultado muito positivo. Evidente que, no âmbito da ALRN, nós vamos dar continuidade ao nosso diálogo. Nós temos, por exemplo, o presidente da ALRN, o deputado Ezequiel, que é nosso parceiro e foi reeleito com uma belíssima votação. Assim como outros parlamentares que fazem parte da base do nosso governo. Vamos seguir essa trilha do diálogo construtivo, propositivo, feito com responsabilidade, seriedade, transparência, levando em consideração o desenvolvimento do nosso estado", falou.

Projeções para o novo mandato

Fátima Bezerra falou sobre as projeções para o novo mandato, que será iniciado em 2023. Na educação, fragilizada, principalmente após a divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a governadora garantiu que não vai esperar o novo governo para adotar ações que fortaleçam o estado.

"Numa reflexão séria tem que levar em consideração que o Ideb foi contaminado com a pandemia. Dois anos com as escolas sem funcionar. Some-se a isso o abondono do governo federal. Ministério da Educação totalmente omisso. Volto a repertir. Não estamos esperando o próximo mandato. Já começamos a trabalhar, por exemplo com as escolas conectadas. É fundamental ter internet nas escolas, mas não basta só ter internet na escola. Tem que ter no entorno, onde os alunos vivem. Tem que ter as ferramentas. Já estamos entregando os notebooks para os professores e os tablets para os estudantes. Vamos deixar todas as 615 escolas da rede estadual com internet de qualidade. E dar aos professores e estudantes as ferramentas para fazer uso", disse.

Ainda falando sobre a educação, a petista estimou que até 2026, quando vai encerrar sua segunda gestão, pelo menos 50% das escolas da rede estadual terão adotado sistema de ensino integral. "Temos no Plano Estadual de Educação chegar a 2026 com 50% das escolas com edução em tempo integral. Vamos nos próximos quatro anos, a cada ano, adicionar 58 escolas em tempo integral. Quanto mais tempo o jovem passar na escola, mais ele vai ter condições de avançar no processo de aprendizagem", firmou.

Além disso, ela citou a construção dos Institutos Estaduais de Educação Profissional (Ierns). "Vai ser uma revolução. É um padrão IFRN. O IERN significa uma escola que vai preparar para o mundo do trabalho. Ou seja, todo esforço faremos para que o ensino médio no RN seja atrativo, que o jovem tenha vontade de ir para a escola, assim como o jovem quer ir para o IFRN, e ele saia de lá com a qualificação, preparado para o mundo do trabalho", considerou.

Na área econômica, a governador falou sobre os investimentos nas energias renováveis. "A energia renovável é uma coisa encantadora. O RN continua líder. Estamos concluindo um ciclo de R$ 13 bilhões em investimentos em energia renovável. Temos previsto R$ 46 bilhões até 2026. Agora, com uma inovação, que é a eólica no mar", destacou.

"O RN está preparado para protagonizar um novo momento de energia renovável dentro desse contexto de transição energética no mundo", considerou.

Equipe de governo

A governadora classificou como "cedo" para falar sobre mudanças em sua equipe, principalmente nas secretarias. No entanto, ela garantiu que os nomes obedecerão critérios técnicos. "Não abro mão do perfil técnico, com preparo, mas com sensibilidade do ponto de vista social, honestidade e vontade de servir ao povo do Rio Grande do Norte. Isso, para mim, é inquestionável. Nosso governo vai ainda até o dia 31 de dezembro. É cedo. No momento oportuno vamos discutir", frisou.

"O que eu posso assegurar é que o governo continuará em boas mãos. Aqueles que fizerem parte da nossa equipe atenderão a esses critérios. A equipe teve a competência para tirar o estado do buraco. Estamos retomando a capacidade de investimento", completou.


 

Nenhum comentário: