Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Brasil avança no processo de entrada na OCDE

 

O processo de entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico avança em um passo a mais com o envio da carta chamada Memorando Inicial, prevista no Roteiro de Acessão do país ao organismo internacional.

O governo brasileiro encaminhou o documento à OCDE, na última sexta-feira, dia 30 de setembro. E, nesta quinta-feira, dia 6, ministros de quatro pastas concederam entrevista coletiva para explicar como o processo de acessão está se desenvolvendo.

O memorando avalia o grau de alinhamento das legislações, das políticas e das práticas nacionais do país candidato aos padrões estabelecidos pela OCDE em 32 áreas ─ incluindo comércio, investimento, economia digital, saúde, educação, meio ambiente, concorrência, turismo, energia nuclear, entre outras.

A avaliação resultou de trabalho das áreas do governo que tratam dos temas e foi feita para cada um dos 230 instrumentos normativos definidos pelo organismo internacional para o processo de acessão do Brasil.

Depois da entrega do documento, serão promovidas discussões técnicas no âmbito dos 26 comitês e grupos de trabalho designados pela OCDE para examinar as informações submetidas pelo Brasil e as que ainda serão fornecidas ao longo da negociação.

Formado por vários órgãos do governo brasileiro, o Conselho Brasil-OCDE afirmou que a convergência aos padrões da OCDE é parte da estratégia de fortalecimento da inserção internacional do Brasil.

 

Nenhum comentário: