O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística adiou para o início de dezembro o prazo final da coleta de informações do Censo Demográfico de 2022. A previsão era de encerrar as entrevistas no dia 31 de outubro.
De acordo com o IBGE, o motivo é a falta de recenseadores para executar o trabalho no prazo inicial. Em todo o país, o Instituto conta com aproximadamente 95,4 mil recenseadores em ação, o equivalente a pouco mais de 52% do total de vagas disponíveis.
Além do contingente abaixo do necessário, o órgão enfrenta alguns obstáculos como a recusa de alguns domicílios em receber os pesquisadores.
O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, informou que várias estratégias vêm sendo implementadas para melhorar a produtividade nos estados com menor porcentual de população recenseada. Segundo ele, a participação de gestores municipais é fundamental nesse processo.
Desde o início da pesquisa, em 1º de agosto, o IBGE já coletou informações de mais de 104 milhões de brasileiros, o que equivale a 49% da população estimada do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário