Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Mais de 800 lixões foram encerrados em todo o país

 


O Programa Nacional Lixão Zero ultrapassou a marca de 800 lixões encerrados em todo o país. Dos 3.257 lixões existentes, 809 já foram fechados – o que representa 25% –, fazendo com que os resíduos sólidos tenham, cada vez mais, a destinação correta. 

Desta forma, os recicláveis voltam para o ciclo produtivo, os orgânicos, por meio de compostagem e biodigestão, são aproveitados na geração de biogás e biofertilizantes.  Há ainda uma parte dos resíduos que é destinada à geração de outras tipos de energias.

O volume de lixo gerado pela população brasileira chega a aproximadamente 82 milhões de toneladas por ano. Para chegar a esse total, cada brasileiro contribui, em média, com a geração de 1 kg de resíduo sólido urbano por dia. 

O programa contribui para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos, por meio do fortalecimento de sua gestão integrada, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, recuperação energética e disposição dos rejeitos de forma apropriada no meio ambiente.

A iniciativa também prevê ações para minimizar os impactos ambientais decorrentes da influência que os resíduos sólidos urbanos exercem sobre os recursos naturais.  Além disso, visa ainda realizar mudanças necessárias para a devida destinação, garantindo assim, a qualidade ambiental e a saúde da população.  

A responsabilidade pela gestão dos lixões é das prefeituras. No entanto, é organizado um arranjo regional em conjunto com os estados, municípios e consórcios públicos, que possibilitam ganhos em escala, redução de custos, compartilhamento de recursos humanos e materiais, a fim de propiciar mais ganhos com maior agilidade.

 

Nenhum comentário: