Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Primeiras vacinas contra varíola dos macacos chegam ao Brasil

 


O Brasil recebeu o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos, doença também conhecida como Monkeypox. A remessa, com 9.800 doses da vacina Jynneos/MVA-BN, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira (4). Ao todo, o Ministério da Saúde comprou cerca de 50 mil doses via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Segundo o ministério, a previsão de entrega dos próximos lotes é até o fim deste ano.

O governo destaca ainda que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, a nova remessa vai ser utilizada em estudos para gerar evidências sobre efetividade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores.

A pesquisa será financiada pelo Ministério da Saúde, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoiada pela OMS.

A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença, como as pessoas que tiveram contato prolongado com caso confirmado de varíola dos macacos e pessoas em tratamento com antirretroviral para HIV. Nesse caso, profissionais de saúde não estão incluídos como grupo prioritário para a aplicação da vacina, mas segundo o ministério da saúde, caso haja algum contato prolongado e sem proteção com algum paciente, esse profissional poderá ser recrutado.

 

Nenhum comentário: