Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

Sesap recomenda aos municípios abrirem UBSs na segunda em horário estendido

 


Para comemorar o Dia Nacional da Vacinação, celebrado no dia 17 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomenda aos municípios do Rio Grande do Norte que, na próxima segunda-feira (17), os postos de vacinação estejam abertos em horário estendido, até às 20h.

De acordo com a pasta estadual, a ideia é ampliar o acesso à vacinação para o público que não tem tempo de ir aos postos de vacinação durante o dia, como também aumentar a cobertura vacinal da poliomielite e Covid, assim como de outras vacinas do calendário infantil.

"A Sesap propõe para todos os entes públicos, um grande pacto em prol da vacinação para mobilizar o maior número de pessoas. Que os responsáveis levem seus filhos, entendendo que essa proteção das vacinas imunopreviníveis é necessária no nosso estado do Rio Grande do Norte, para que doenças já erradicadas não retornem e assim consigamos salvar vidas", disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

OFICINAS

Pensando numa estratégia para alcançar as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a Sesap irá realizar uma série de oficinas com as regionais de saúde nos meses de outubro e novembro.

As "Oficinas de Imunização – Pela recuperação das coberturas vacinais” pretendem promover a discussão das principais questões envolvidas que levam às baixas coberturas vacinais nos municípios e, após o diagnóstico, elaborar planos regionais para enfrentamento das dificuldades. O primeiro fórum acontecerá em Pau dos Ferros, em 18 de outubro. O município de São José de Mipibu sedia o segundo encontro, nos dias 25 e 27/10. As demais regionais realizam as oficinas no mês de novembro.

Em uma série histórica de 2017 a 2022, o estado do Rio Grande do Norte alcançou a cobertura preconizada pelo PNI apenas em 2018, para duas vacinas do calendário infantil: BCG e Hepatite B.

“Diante desse panorama, é necessário buscar alternativas para reverter estas baixas coberturas vacinais, sob pena da volta das inúmeras doenças, cujas vacinas são disponibilizadas gratuitamente para a população, nos postos de saúde. Os fóruns regionais de imunização pretendem viabilizar uma mudança no atual contexto que a imunização apresenta, principalmente após o período pandêmico onde a vacinação em crianças e adolescentes têm apresentado uma queda na cobertura vacinal. Essa queda envolve múltiplos fatores que precisam ser identificados e solucionados”, explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.


 

Nenhum comentário: