Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Vem aí o Sankofa: 1º Encontro dos Reinos Pretos do RN

 

             Fotos: Júnior Flash

Um evento para fortalecer e edificar cada vez mais os Reinos Pretos do Rio Grande do Norte e a cultura popular como um todo. Esse é o objetivo do Sankofa, o primeiro encontro dos reinos pretos, que acontecerá no Seridó no próximo dia 19 de novembro.

O evento acontecerá em alusão a Semana da Consciência Negra e será parte no Sítio Boa Vista (Parelhas) e parte em Jardim do Seridó. O encontro reunirá quatro manifestações culturais de matrizes africanas com reis e rainhas, no caso os reinos pretos: dos Congos (de combate e de calçola), a Nação de Maracatu Zambêracatu (a primeira nação de maracatu do estado) e as irmandades do Rosário do Seridó.

“Esse primeiro encontro visa fortalecer as irmandades que muitas vezes passam dificuldades de engajamento, principalmente da juventude, como é o caso da irmandade de Jardim do Seridó. A presença de outros grupos, compostos em sua maioria por jovens como o Maracatu e os congos é de suma importância para gerar na juventude um senso de pertencimento, de valorização e até de identificação com sua própria etnia se reconhecendo como parte de uma história muito maior e incentivando o prazer da tomada de responsabilidade que é manter uma cultura viva”, destaca o idealizador Julhin de Tia Lica.

Sankofa é um nome que vem da cultura africana e que significa a “presença da mãe África em nós assim como todas as Áfricas que vieram em Diáspora”. “A ideia do Sankofa é sempre retornar às Áfricas reais e imagéticas que estão presentes no nosso estado”, ressalta Julhin.

A programação contará com palestra sobre identidade e pertencimento, oficina de tambores de corda, cortejo cultural, apresentação de curta-metragem e shows.

Nenhum comentário: