Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Com expectativa de gerar R$ 150 milhões em negócios, Fenacam é aberta

 


Com o tema 'Processamento e agregação de valor com foco nos mercados institucionais brasileiro e nas exportações', a Feira Internacional do Camarão (Fenacam) chega a sua 18ª edição esbanjando vitalidade e com o desafio de se destacar como o marco de uma revolução no mercado da carcinicultura e aquicultura nacional.

O evento, técnico e comercial, que acontecerá de quarta-feira a sexta-feira, 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, cresceu substancialmente e estará bem mais representativo, com um firme propósito de incentivar a produção brasileira e a retomada da rota do comércio exterior. A solenidade oficial de abertura da Fenacam’22 ocorreu nesta terça-feira (15), às 19h, no Centro de Convenções de Natal.

A Fenacam deste ano tem como propósito atualizar conhecimentos técnico-científicos, gerar negócios, incentivar a produção nacional de camarão e peixes cultivados, abrir portas para a interiorização do consumo e iniciar a retomada das exportações.

A Feira de Aquicultura, maior da da América Latina, e a 18ª Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços, se constituirão em ponto de destaque do evento, abrigando mais de 200 estandes, envolvendo mais de 100 empresas nacionais e internacionais, além de entidades financeiras, associações de classes, Terceiro Setor, Prefeituras e Poder Público.

As expectativas são no sentido de que a Fenacam’22 possa gerar, em negócios, valores superiores a R$ 150 milhões, segundo informou Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão e idealizador do evento. "Mas, na verdade, considerando a expressiva participação das principais empresas líderes de toda a cadeia produtiva da carcinicultura e aquicultura brasileira e mundial, esse número pode ser bem superior”, revela Itamar Rocha.

As discussões e questionamentos técnicos e mercadológicos setorial vão estar presentes em dois importantes Simpósios Internacionais (18º Simpósio Internacional de Carcinicultura e 15º Simpósio Internacional de Aquicultura), com a participação de 47 palestrantes, sendo 17 internacionais, oriundos de 12 países, sempre no horário da manhã (das 8h30 às 13h), de quarta à sexta-feira, bem como, de forma especial, na 18ª Feira de Aquicultura, que se realizará, também de quarta à sexta, no período das 14h às 22h.

Os Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura vão contar com 46 palestras (nacionais e internacionais), além de três palestras magnas, antecedendo as Sessões Técnicas, com renomados especialistas e diretores executivos de empresas e autarquias públicas, representando 12 Países: Brasil: México, Malásia, Itália, Equador, Noruega, Estados Unidos, Peru, Espanha, França, Índia e Tailândia. Nas sessões técnicas, além das das três palestras magnas, serão apresentados 204 trabalhos científicos, sendo 67 com apresentações oral e 137 através de 'pôster'.

“A Fenacam é um espaço de intercâmbio de conhecimentos entre produtores, universidades, fabricantes de equipamentos e insumos, que contribui para melhorar o aprendizado mútuo, como também para promover uma frutífera troca de informações e de realizações de parcerias e negócios com a cadeia produtiva, especialmente no tocante à compra de insumos, equipamentos, prestação de serviços especializados e comercialização da produção de camarões, peixes e ostras cultivados”, destaca Itamar Rocha.

A Fenacam 2022 é uma organização da ABCC, em parceria com a MCR e RAF, tendo sempre como apoiadores, os Governos Estadual e Federal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Sebrae Nacional, Fecomércio - RN, FIERN, FAERN, Banco do Nordeste, Tecnarão e Bomar Pescados.

Mais sobre a Fenacam

A Feira Internacional do Camarão - Fenacam teve início de 2004. Rapidamente, se tornou o mais importante evento de Aquicultura da América Latina, com uma trajetória de sucesso nestes 17 anos, desde a sua primeira edição. O evento é organizado anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão - ABCC e tem como propósito contribuir para o fortalecimento da carcinicultura e da aquicultura potiguar e brasileira.

 

Nenhum comentário: