O boletim de balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, divulgado neste sábado 20, indica que apenas um trecho está impróprio para banho.
O ponto identificado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) é a praia de Areia Preta, nas proximidades da Escadaria de Mãe Luiza, em Natal.
Os dados fazem parte do Programa Água Azul, que monitora semanalmente a qualidade da água em pontos que vão de Nísia Floresta a Extremoz, na região metropolitana de Natal. O levantamento é realizado em parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).
A análise da água é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras coletadas. Os parâmetros seguem normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A água é classificada como imprópria em três situações: quando apresenta mais de mil coliformes fecais em duas ou mais coletas, dentro de uma série de cinco semanas consecutivas; quando, na última semana, a coleta registra mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água; e quando há presença visível de contaminantes e odor fétido, mesmo sem análise laboratorial.
0 Comentários