Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Covid-19: testes positivos crescem quase 600% e acendem alerta sobre nova onda no Brasil

 


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS), mostrou que a taxa de exames positivos pela Covid-19 em laboratórios particulares aumentou de 3% para 17% em menos de um mês. Diversos laboratórios particulares e farmácias registraram um aumento nos testes positivos para a doença. Os profissionais da saúde classificam como um “alerta” para uma nova onda de casos no país.

As principais regiões em destaques, foram o Sudeste e Centro-oeste que obtiveram um grande aumento.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne 26 redes responsáveis por cerca de 45% das vendas de medicamentos no país, voltaram ao patamar de dois dígitos. Mais de 14 mil teste foram realizados entre os dias 17 a 23 de Outubro. 2.320 (15,5%) apresentaram diagnóstico positivo.

O epidemiologista e pesquisador da ITpS, Anderson Brito, explicou que a alta de testes positivos aponta para a tendência de surgimento de uma nova onda em algumas semanas.

A demora para que o salto nos casos identificados pelas farmácias e laboratórios particulares seja também notada com clareza nos dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) é natural, segundo o especialista.

“Os testes em laboratórios servem como um termômetro — quando há uma alta na positividade no sistema privado é questão de tempo até começarmos a observar isso também na rede pública e de forma mais ampla.”

Para o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, os aumentos registrados até agora são “um sinal de alerta”.

 

Nenhum comentário: