Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Audiência na Câmara de Vereadores apresenta projeto arquitetônico da nova sede do Sebrae e a concessão do prédio da antiga Prefeitura

 










O projeto arquitetônico da agência do Sebrae em Caicó foi apresentado em audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (12), com a presença de Zeca Melo - superintendente do Sebrae do Rio Grande do Norte, representantes da Casa do Empresário, ACISC, Cracas, Sindicato dos Boneleiros, o prefeito Dr. Tadeu, o procurador do município João Braz, além de outros convidados.

A audiência foi proposta pelo vereador Thales Rangel que passou a palavra para o Superintendente do Sebrae Zeca Melo, que falou na diversidade de nichos de mercado que a cidade possui e na importância da instalação no novo espaço que dará oportunidade para serem realizados outros trabalhos.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto Erica Mendes, a fachada do espaço será mantida, bem como alguns traços arquitetônicos, os grandes janelões, portas, ladrilhos, bem como outros espaços.  O espaço ganhará uma iluminação especial, sala para exposições, área de convivência, um espaço para abrigar algumas secretarias, dentre outras áreas.

Facultada a palavra, a vereadora Rosângela Maria falou da importância da preservação do patrimônio histórico e se apresentou contrária a concessão do espaço, onde ela acredita que a gestão possa buscar recursos, restaurar o prédio e voltar a ser o prédio em uso da Prefeitura com suas secretarias.

O vereador Andinho Duarte parabenizou ao Sebrae pelo projeto e pediu que fosse melhor explanado o tempo de concessão entre as partes para que a população tome conhecimento e também possa opinar sobre o assunto.

O prefeito Dr. Tadeu externou a importância do espaço ser restaurando, preservando  a estrutura arquitetônica, mas que a Prefeitura não tem nenhum recurso financeiro para realizar a reforma do espaço. É importante destacar que o Sebrae não irá tomar um patrimônio do município e sim preservá-lo.

“Eu sou entusiasta do projeto e acho que Caicó só tem a ganhar com essa melhoria. Devemos avançar nas discussões, dando conhecimento inclusive a toda a população sobre esse projeto grandioso que revitalizará um espaço como um todo e ainda abrigará algumas secretarias da gestão”, disse

O presidente da ACISC, Dênio Alves disse que Caicó vive um momento ímpar com essa discussão que vai preservar um espaço histórico e que a população poderá usufruir com a realização de mais eventos e projetos desenvolvidos pelo Sebrae.

O produtor cultural falou da importância do projeto ser aprovado, uma vez que ele junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem valorizando ainda mais o patrimônio histórico dos municípios. Diego sugeriu que seja incorporado ainda um Centro de Referência do Patrimônio, um Centro de informações Turísticas, dentre outros espaços que podem ser criados.

“Hoje estou aqui para compartilhar sonhos que podem ser possíveis através desta parceria que vai valorizar o nosso patrimônio e será maravilhoso para a nossa população”, disse.

O professor do curso de história da UFRN, Lourival falou da importância do espaço também contar com um local específico para o fomento da cultura.

O jornalista e fotógrafo Clóvis Aladim fez uma explanação mais ampla sobre a importância das nossas riquezas culturais e de Caicó ter uma política cultural. “ O projeto é bacana, mas poderia ser melhor incrementado com mais cultura”, disse.

Finalizada a audiência, o prefeito Dr. Tadeu, pediu que o Sebrae encaminhasse o documento solicitando a cessão do espaço.

Nenhum comentário: