Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Covid-19: Nova variante é detectada em circulação no RN

 


O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico de covid-19 e de Vigilância Genômica, detectou uma nova variante no Rio Grande do Norte, a BE.9.

A variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5. De acordo com dados da Fiocruz, as duas subvariantes (BQ.1 e BE.9) compartilham algumas das mesmas mutações e foram encontradas inicialmente no Amazonas. 

“Como se trata de uma variante que possui mutações na proteína S, utilizada pelo vírus para invasão celular, e que está associada ao aumento do número de casos no Amazonas é necessário observarmos o cenário epidemiológico nas próximas semanas", disse o diretor administrativo do Lacen/RN, o biomédico Derley Galvão.

No Rio Grande do Norte, foram analisadas 36 amostras coletadas entre 03 e 18 de novembro de 2022 e identificadas sete linhagens, sendo duas amostras referentes à BE.9, oriundas dos municípios de São Bernardo do Campo/SP e Natal. 

"Observar a partir da vigilância genomica a circulação de uma nova variante, que inclusive, foi observada em outros estados com aumento no número de casos e potência na transmissão da doença, nos faz ampliar as ações de vigilância. A vacinação das doses de reforço se faz urgente", afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap. 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública reforça o apelo à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e a higienização das mãos.


 

Nenhum comentário: