Páginas

sábado, 20 de agosto de 2022

UFRN e ITC Bio discutem implantação de biofábrica em Caicó

 


O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou de reunião nesta sexta-feira, 19, com representantes do Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITC Bio), que apresentaram as informações gerais do projeto de instalação de uma biofábrica no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em Caicó. A iniciativa visa à implantação de uma cadeia de valor de bioinsumos para as indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Cláudia Sampaio de Andrade, explicou que o projeto é voltado desde a produção da matéria-prima até o produto acabado, por meio do plantio, manejo, controle de qualidade e processamento primário dos bioinsumos. Para tanto, serão realizadas capacitações com agricultores familiares das regiões onde haverá a implantação das biofábricas. Além do Rio Grande do Norte, também serão contemplados com o projeto os estados de Pernambuco e Ceará.

Em Caicó, os bioinsumos serão produzidos a partir de espécies nativas da caatinga. Para tanto, haverá o envolvimento de outras unidades da UFRN, entre elas a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada em Macaíba. O reitor da UFRN, Daniel Diniz, ressaltou a importância da ação do ITC Bio e assegurou o interesse da instituição em participar do projeto. Os detalhes técnicos de operacionalização serão definidos em nova reunião, a fim de concretizar o trabalho em parceria com o ITC Bio.

A reunião contou ainda com a participação do assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas, além do diretor da EAJ, Ivan Max Freire; do pró-reitor de Extensão da UFRN, Graco Aurélio Viana; da diretora e do vice-diretor do Ceres, Sandra Araújo e Flavius Gorgônio; da gestora administrativa do ITC Bio, Paola Nagata; e da coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Beatriz Lyra.

De olho na vice-liderança, Fluminense recebe Coritiba pelo Brasileirão

 


Após a classificação para as semifinais da Copa do Brasil na última quarta (17), o Fluminense volta ao Maracanã neste sábado contra o Coritiba pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. 

As duas equipes vivem momentos completamente diferentes na competição. Enquanto o Tricolor carioca ocupa a quarta posição, o Coxa aparece na zona de rebaixamento, em 18º lugar. O duelo, a partir das 19h (horário de Brasília), será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de Felipe Rangel, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de notícias com Wagner Gomes. 

Nas últimas três rodadas, os curitibanos sofreram três derrotas. Já o Tricolor carioca estava embalado no campeonato, mas no último perdeu fora de casa para o Internacional por 3 a 0. Antes disso, os comandados do técnico Fernando Diniz mantinham uma sequência invicta de sete vitórias e três empates.

O treinador tricolor ainda não definiu se irá ai poupar titulares neste sábado (20), tendo em vista o duelo de ida das semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians na próxima quarta-feira (24). O time não terá desfalques por conta de suspensão.

Já o Coritiba, pressionado, entra em campo com força máxima, entretanto não terá à disposição o zagueiro Luciano Castán e o volante Willian Farias. A dupla tomou o terceiro cartão amarelo na rodada passada contra o Atlético Mineiro, no Couto Pereira, em Curitiba.

A novidade na partida fica por conta da estreia do técnico Guto Ferreira, que substitui o paraguaio Gustavo Morínigo, demitido após derrota por 1 a 0 para o Galo, no último domingo (14).

No primeiro turno, as duas equipes protagonizaram uma partida emocionante. Em casa, o Coxa viu o Fluminense abrir dois gols de vantagem no marcador e conseguiu virar para 3 a 2.

 

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para este sábado (20/8)

 


Esta é a agenda dos 12 candidatos  à Presidência para este sábado

Ciro Gomes (PDT): às 10h, faz caminhada no calçadão de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Às 13h, faz caminhada em Alcântara, em São Gonçalo. Às 16h, realiza encontro com protetores de animais e assina carta-compromisso.

Constituinte Eymael (DC): descansa neste final de semana com a família e não há previsão de agendas oficiais.

Felipe D’Avila (Novo): gravações do programa de televisão da campanha eleitoral.

Jair Bolsonaro (PL): não tem agenda de campanha.

Léo Péricles (UP):  às 9h, fará caminhada em Mauá (SP). Às 14h, participa de encontro com metroviários na Estação Barra Funda. Às 19h30, participa de caminhada pelo bairro Lajeado, na zona leste de São Paulo.

Lula (PT): às 11h, realiza comício no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Pablo Marçal (Pros): candidato participa de um adesivaço de carros em Alphaville (SP).

Roberto Jefferson (PTB): candidato está em prisão domiciliar e não tem agenda pública prevista.

Simone Tebet (MDB): às 10h, participa da Caminhada da Esperança no Jardim Laranjeiras, na zona norte, em São Paulo. Às 15h, realiza gravação de rádio da propaganda eleitoral e, às 18h, do programa de TV da propaganda eleitoral.

Sofia Manzano (PCB):  às 10h, participa de roda de conversa na Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Anistiados da Petrobras e subsidiárias do RJ em Duque de Caxias. Às 17h, participa de roda de conversa no Salão Teatro Santa Cecília em Petrópolis.

Soraya Thronicke (União): às 11h, participa do lançamento da candidatura à Presidência e os lançamentos dos candidatos do partido ao governo e ao senado no Mato Grosso do Sul. Às 17h30, participa do lançamento da candidatura de deputado federal em João Pessoa (PB).

Vera (PSTU): às 18h, participa do lançamento da candidatura de deputados estaduais na sede do Sindicato dos Metroviários em São Paulo.


 

Cenógrafo e artista plástico Custódio Jacinto, desenvolve oficinas pelo Seridó no projeto Trapiá Semente

 





As cidades do Seridó que desenvolvem desde março o Projeto Trapiá Semente, através da Trapiá Cia Teatral, recebem de 16 a 31 de agosto, oficinas de Direção de Arte, ministradas pelo cenógrafo, figurinista e iluminador, Custódio Jacinto.

Esta oficina traz para os adolescentes e jovens,  conteúdo teórico e exercícios práticos que favorecem a  montagem dos espetáculos, criando conexão entre o que é narrado e os elementos usados em cena, envolvendo figurino, cenografia e iluminação.  

Custódio, que também é artista plástico, tem atuação em cenografia no “Auto de Santana”, com Direção de Diana Fontes e posteriormente com Jonas Linhares e Maguila, no “Coral Sertão Encanto” com Direção de Danilo Guanais, no espetáculo “Seu Sol e Dona Lua” com direção de Diana Fontes, “Parcerias Sinfônicas SESC RN”, e nos espetáculos da Trapiá, tendo inclusive, recebido indicação de melhor cenário no espetáculo P's no Festival Nacional de Teatro Ipitanga – FIT Bahia 2016.

Aconteceram esta semana as oficinas de Parelhas,  dia 16, de Acari na última quarta-feira, dia 17, e Equador, neste sábado, dia 20. Na sequência será com os municípios de Cruzeta, dia 22, Currais Novos, 29, e Carnaúba dos Dantas, dia 31.

Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern. Conta também com apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.

Luiz Eduardo está entre os mais citados em mais uma pesquisa

 


O candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Luiz Eduardo, está entre os mais citados em mais uma pesquisa, desta vez no levantamento feito pelo blog Gustavo Negreiros/Item.

"Continuamos caminhando firmes, na certeza que estamos no caminho certo rumo à vitória", disse Luiz Eduardo nas redes sociais. 

Vote 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅ Luiz Eduardo para Deputado Estadual

#LuizEduardoRN #luizeduardo77123

Luiz Eduardo agradece Zona Norte de Natal pela presença na abertura da campanha

 




Obrigado Zona Norte! Foi linda a abertura da nossa campanha! Obrigado a cada um e cada uma que compareceu e que vai caminhar junto com Luiz Eduardo 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣ e Kelps 7️⃣7️⃣7️⃣7️⃣ nessa jornada vitoriosa. #AvanteRN

#LuizEduardoRN #luizeduardo77123

Luiz Eduardo, ex-prefeito de Maxaranguape. É candidato a Deputado Estadual para lutar pelo fortalecimento da cadeia produtiva do estado, em especial pelo Turismo.

O Rio Grande do Norte é naturalmente vocacionado para a atividade turística, área que pode trazer muito desenvolvimento para os municípios e gerar emprego e renda para o povo potiguar.

 

'SANTO POPULAR': Vaticano autoriza processo de beatificação de Padre Cícero, diz Diocese do Crato

 


O processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista na igreja católica foi autorizado pelo Vaticano. A informação foi anunciada pelo bispo da diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, durante missa realizada neste sábado (20), no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

“Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus”, disse Dom Magnus Henrique Lopes durante a celebração.

Em 2015, o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não havia mais impeditivos para a abertura do processo de beatificação do “santo popular”.

O pedido para a autorização da beatificação de padre Cícero foi solicitado por Dom Magnus Henrique Lopes , através de uma carta entregue ao papa Francisco durante a visita ao Vaticano, em maio deste ano.

“Recorremos a vossa solicitude de pastor universal da santa igreja para pedir especial clemência para com este sacerdote católico, amado, exonerado. Esperamos que Vossa Santidade, na hora oportuna, examine, com o coração de pai e como sucessor de Pedro, este pedido ora formulado, cuja resposta é um anseio nosso e dos milhões de devotos do padre Cícero”, diz um trecho da carta entregue por Dom Magnus ao papa Francisco.

O trecho foi lido pelo bispo da diocese do Crato durante o anúncio da autorização do processo de beatificação de padre Cícero. A notícia foi recebida com salva de palmas e fogos por centenas de fiéis que estavam no local.

Padre Cícero morreu em 1934 rompido com o Vaticano por envolvimento com a política e pelo polêmico “milagre da hóstia”. Segundo a crença popular, uma hóstia dada pelo padre virou sangue na boca de uma beata. Para os devotos de padre Cícero, trata-se de um milagre, mas a igreja Católica considerou o caso uma interpretação equivocada. Por conta dos “equívocos”, ele foi afastado da igreja católica.

Padre Cícero Romão Batista é considerado “santo popular” para muitos fiéis católicos nordestinos. Todos os anos, as romarias em homenagem a ele atraem milhões de romeiros a Juazeiro do Norte.

Processo de beatificação

Para concluir a beatificação, o Vaticano faz inicialmente um levantamento da biografia do candidato para verificar se há algum fator na biografia que possa impedir o processo. Se nada for encontrado, a igreja emite o Nihil Obstat (nenhum impeditivo), um documento formal, redigido em latim e dirigido ao bispo indicando que o pode haver continuidade do processo.

“É a partir deste documento que o candidato à santidade passa a ser chamado Servo de Deus e tem a investigação livre para desenrolar-se até o fechamento do processo”, explica o advogado e especialista em Direito Canônico José Luís Lira.

Em seguida, será constituído um tribunal eclesiástico diocesano que vai aferir as qualidades, as virtudes e constatar toda a vida do Servo de Deus.

Após a conclusão da fase diocesana, os documentos são encaminhados para o Vaticano, onde inicia-se a fase romana. O Vaticano avalia relatos de milagres, graças e atos que possam dar status de beato a Padre Cícero.

“Uma vez constatada, ele é automaticamente declarado como ‘venerável’. Se houver um milagre consistente, nos modos que a Santa Sé exige, com laudos médicos e toda documentação cabível, é iniciada a fase de beatificação. Aprovado o milagre, o papa autoriza a beatificação. Depois de se tornar beato, é necessário outro milagre para a canonização”, conta Luís.

Atriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro

 


A atriz Claudia Jimenez morreu na manhã de hoje (20), aos 63 anos de idade, no Hospital Samaritano, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade de saúde, que não informou, no entanto, a causa da morte.

Cláudia Maria Patitucci Jimenez nasceu em 18 de novembro de 1958, na cidade do Rio. A atriz ficou famosa por seus papéis cômicos na TV Globo, onde começou a trabalhar em 1979. Sua estreia na emissora ocorreu na série Malu Mulher.

Uma de suas personagens mais famosas foi Dona Cacilda, uma das alunas do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, com seu bordão “Beijinho, beijinho, pau, pau”.

Participou de diversos filmes, como Gabriela, Cravo e Canela e Os Trapalhões no Auto da Compadecida, além de várias novelas e séries, como Sai de baixo, Ti-ti-ti, Torre de Babel e Haja Coração. Esta última, em 2016, foi seu último papel da TV Globo.

 

Hoje é o Dia D de vacinação contra pólio e de multivacinação

 


Hoje (20) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, são os menores de 15 anos.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”.

A campanha foi aberta no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A mobilização nacional será neste sábado, mas estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da poliomielite na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A imunização contra a covid-19 também está em andamento e as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre a vacina contra a covid-19 e outras da campanha.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema básico.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Mega-Sena deste sábado sorteia prêmio de R$ 7,5 milhões

 


O Concurso 2.512  da Mega-Sena, que será realizado hoje (20) à noite em São Paulo, deve pagar prêmio de R$ 7,5 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso (2.511), na quarta-feira (17), não teve vencedores

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

 

Luiz Eduardo realiza caminhada em Ceará-Mirim neste sábado

 





sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Manchetes do Jornal da Noite na madrugada da Rádio Universo de São Fernando e Caicó



AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA

Sábado, 20 de agosto de 2022

Das 4 da madrugada até 6 horas da manhã, na RÁDIO UNIVERSO WEB DE SÃO FERNANDO E RÁDIO UNIVERSO ONLINE DE CAICÓ

JORNAL DA NOITE 2ª edição com Paulo Júnior – A máquina da notícia / A indústria da informação

As manchetes

Padre Ronny Galvão fala sobre a Festa de Nossa Senhora das Dores de São Fernando

Sudene propõe ampliação da oferta de voos para o Nordeste

Anvisa ouve especialistas sobre ampliação da Pfizer para bebês

PLANTÃO ESPORTIVO

Confira resultados dos jogos e próximas partidas de futebol

Sorteio define mandos de campo das semifinais da Copa Intelbras do Brasil

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

Anvisa facilita importação de vacina contra varíola dos macacos

CADERNETA DE VACINAÇÃO: Pais devem manter documento atualizado  

FPM: recursos do fundo devem entrar no cálculo na hora de aplicar os mínimos constitucionais em saúde e educação

Cidade do Maranhão fará eleição simulada com novo modelo de urna

Confira o tempo de cada candidatura à Presidência no horário eleitoral

Eleições 2022: 49,7% dos candidatos se declaram negros

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

CI votará comparativo de consumo nas contas de luz

Secretários estaduais pedem derrubada de veto para garantir investimentos em saúde e educação

Projeto prorroga a Lei Paulo Gustavo até 2023

Ciclo de debates vai discutir segurança no trabalho e direito à saúde

Dia do Historiador é comemorado nesta sexta, 19 de agosto

Mais informações com o repórter Rodrigo Rezende – Da Rádio Senado

NOTÍCIAS DA REDAÇÃO
Vamos até São José do Seridó com a participação do repórter Carlos Felipe

NOTÍCIAS DA REDAÇÃO
De Serra Negra do Norte, a participação do repórter Donaldo Nasário Serra –

GIRO PELO MUNDO

NO JORNAL NOTÍCIAS DA SEMANA, VAMOS A PARTICIPAÇÃO DA RÁDIO ONU

ONU no Afeganistão condena ataque à mesquita que matou mais de 20

Em Dia Mundial, agências ressaltam parceria humanitária com comunidades e governo

O QUE SERÁ NOTÍCIA NESTE SÁBADO NOS BLOGUES, RÁDIOS, SITES, JORNAIS IMPRESSOS E TELEJORNAIS, NO BRASIL E NO MUNDO, O JORNAL DA NOITE ANTECIPA PARA VOCÊ, NA RÁDIO UNIVERSO WEB DE SÃO FERNANDO:

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANCHETES DOS JORNAIS PELO BRASIL NESTE SÁBADO  

JORNAL O GLOBO - RIO DE JANEIRO

JORNAL O DIA – RIO DE JANEIRO

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – SÃO PAULO

JORNAL ESTADÃO DE SÃO PAULO

JORNAL TRIBUNA DO NORTE - NATAL
 
JORNAL AGORA RN – NATAL

JORNAL DEFATO - MOSSORÓ

JORNAL CORREIO DA PARAÍBA – JOÃO PESSOA PB

JORNAL CORREIO DA BAHIA – SALVADOR

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE - FORTALEZA

JORNAL O POVO – FORTALEZA

JORNAL ESTADO DE MINAS

JORNAL LIBERAL – BELÉM DO PARÁ

JORNAL O IMPARCIAL – MARANHÃO

JORNAL ZERO HORA – PORTO ALEGRE

JORNAL MEIO NORTE – TERESINA – PIAUÍ

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE - BRASÍLIA  

JORNAL A CRÍTICA

Veja como ouvir a Rádio Universo de São Fernando e Rádio Universo de Caicó

https://www.radiouniversoonline.com.br/
https://www.universowebradio.com.br/

No radiosnet
https://www.radios.com.br/aovivo/universo-web-radio/194159

https://www.radios.com.br/.../radio-universo.../199430

PELO APLICATIVO DA RÁDIO UNIVERSO WEB DE SÃO FERNANDO
Gostaria de compartilhar meu app favorito com voc�.
https://play.google.com/store/apps/details...

PELO APLICATIVO DA RÁDIO UNIVERSO ONLINE DE CAICÓ
Gostaria de compartilhar meu app favorito com voc�.
https://play.google.com/store/apps/details...

Sorteio define mandos de campo das semifinais da Copa Intelbras do Brasil

 


Estão definidos os mandos de campo dos confrontos da semifinal da Copa Intelbras do Brasil. Após sorteio realizado nesta sexta-feira (19), na sede da CBF, os clubes conheceram a ordem dos jogos que decidirão os finalistas da competição mais democrática do país.

Fluminense e São Paulo abrem os duelos como mandantes contra Corinthians e Flamengo, respectivamente. Na volta, a ordem se inverte e Fla e Timão jogam em casa contra o Tricolor Paulista e o Flu. O evento contou com a participação de Carlos Alberto Parreira, técnico campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994 e campeão da Copa do Brasil em 2002, quando comandava o Corinthians.

A Diretoria de Competições definirá em breve a tabela detalhada, com dias, horários e locais dos jogos. As datas base das partidas são 24 de agosto (ida) e 14 de setembro (volta).

Confira como ficou a ordem dos confrontos da Copa Intelbras do Brasil:

Semifinais da Copa Intelbras do Brasil

Jogos de ida

Fluminense x Corinthians

São Paulo x Flamengo

Jogos de volta

Corinthians x Fluminense

Flamengo x São Paulo

Para mais informações sobre a Copa Intelbras do Brasil, acesse as redes sociais da competição:

Twitter: @CopadoBrasil

Instagram: @CopadoBrasil

Facebook: /CopadoBrasil

Twitch: copadobrasil

 

Mais de 2 milhões de ingressos para a Copa do Catar já foram vendidos, diz Fifa

 


A Copa do Catar já tem 2,45 milhões de ingressos. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Futebol, (Fifa). Ainda segundo a Federação, o maior número de ingressos alocados foi para partidas da fase de grupos como Camarões x Brasil, Brasil x Sérvia, Portugal x Uruguai, Costa Rica x Alemanha e Austrália x Dinamarca.

De acordo coma Fifa, a data de lançamento da próxima fase de vendas será anunciada no final de setembro e as vendas de balcão também começarão em Doha após o lançamento da fase de vendas de última hora.

“Os torcedores que moram no Catar, Arábia Saudita, Estados Unidos, México, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Argentina, Brasil, País de Gales e Austrália lideraram o caminho e as filas digitais ao garantir o maior número de ingressos”, disse a Fifa.

Esta será a primeira Copa do Mundo sediada no Oriente Médio, tendo sido adiada para o final do ano, no lugar de sua ocorrência normal entre junho e julho, para evitar o forte calor do verão na região.

Dia D de vacinação contra a pólio será neste sábado

 


Amanhã (20) é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta. A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos.

A mobilização nacional ocorre neste sábado, mas estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a menos de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, realizada com sucesso desde 1980”, lembra a pasta.

A imunização contra a covid-19 também está em andamento, e as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre a vacina contra a covid-19 e outras da campanha.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Poliomielite

Para a campanha contra a pólio, o público-alvo é formado pelas crianças menores de 5 anos, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas. Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação encontrada para o esquema básico. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

 

Ataque em mercado da Síria deixa ao menos nove mortos

 


Nove pessoas morreram, incluindo pelo menos cinco crianças, em um ataque com a um mercado na cidade de Al-Bab, no Norte da Síria, nesta sexta-feira, de acordo com equipes de emergência que trabalham em áreas controladas por rebeldes.

Os Capacetes Brancos, grupo de resgate que trabalha em partes da Síria ainda ocupadas por facções armadas da oposição, disseram que pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

As facções, no conflito de 11 anos na Síria, dividiram o Norte em uma colcha de retalhos de zonas de controle.

Al-Bab fica dentro das áreas da província de Aleppo controladas por rebeldes apoiados pela Turquia, mas outras partes são mantidas por tropas do governo sírio apoiadas pela Rússia.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos, lideradas por grupos curdos que abriram diálogo com o governo de Damasco, também controlam partes do Norte e Nordeste.

O chefe do centro de mídia das FDS, Farhad Shami, disse que o grupo não tem nada a ver com o ataque de hoje.

Ativistas em Al-Bab planejavam um protesto após as orações muçulmanas, contra os comentários da Turquia pedindo reconciliação entre o governo sírio e a oposição.

Em comunicado distribuído à imprensa após o ataque de hoje, os ativistas cancelaram a manifestação por temores de mais violência.

 

Série B: Vasco perde para CSA e desperdiça chance de virar vice-líder

 


O Vasco perdeu de 2 a 0 para o CSA, na noite desta quinta-feira (18) no estádio Rei Pelé, em Maceió, e desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

Após o revés na 25ª rodada da competição, o Cruzmaltino permaneceu na 4ª posição com 42 pontos, 11 a menos que o líder Cruzeiro. Já o Azulão deixou o Z4 da classificação ao somar 26 pontos, assumindo a 16ª posição.

O CSA abriu o placar cedo, aos 2 minutos de partida. O lateral Igor cobrou escanteio e o zagueiro Lucão cabeceou para superar o goleiro Thiago Rodrigues. Ainda na etapa inicial, aos 24 minutos, o atacante Lucas Barcelos recebeu lançamento e aproveitou falha da defesa do Vasco para finalizar com liberdade.

Agora, o Vasco retorna a campo no dia 28 de agosto, quando mede forças com o Bahia em Salvador. Um dia antes o CSA visita o Operário.

Com um a menos, São Paulo segura América-MG e avança na Copa do Brasil

 


Mesmo com um homem a menos, o São Paulo segurou um empate por 2 a 2 com o América-MG, na noite desta quinta-feira (18) no estádio Independência, e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, onde terá o Flamengo como adversário. O Tricolor garantiu a vaga com a igualdade porque, na ida das quartas, venceu por 1 a 0 no Morumbi, 

O São Paulo deu a impressão de que chegaria à classificação sem grandes dificuldades, pois abriu uma vantagem de dois gols na etapa inicial. Logo aos 22 minutos, Igor Gomes tocou para Rodrigo Nestor, que, de calcanhar, tocou para Luciano acertar um belo chute da entrada da área.

Seis minutos depois Diego Costa deu um chutão para a frente, o argentino Calleri escorou com o calcanhar no alto e Luciano dominou, driblou Maidana e bateu com categoria para ampliar a vantagem do Tricolor.

Mas o Coelho não estava morto e conseguiu descontar antes do intervalo. Aos 41 minutos o juiz marcou pênalti a favor da equipe da casa, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo). O atacante Wellington Paulista foi então para a cobrança e não vacilou.

Se o primeiro tempo começou melhor para o São Paulo, no início da segunda etapa o América-MG teve motivos para ficar mais animado. Primeiro com a expulsão do zagueiro Miranda logo aos 12 minutos, por causa de falta sobre Everaldo que o levou a receber o segundo cartão amarelo. Depois, aos 19, quando Pedrinho cruzou e Everaldo finalizou de primeira para empatar em 2 a 2.

A partir daí a tônica da partida foi a seguinte: O Coelho pressionando um São Paulo que se desdobrou muito para segurar o resultado até o apito final. E a equipe de Rogério Ceni teve sucesso em sua empreitada para ficar com a vaga.

Antes de iniciar a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil com o Flamengo, o São Paulo visita o Santos no próximo domingo (21) pelo Brasileiro. No mesmo dia o América-MG visita o Athletico-PR.

Fies: termina hoje prazo para pré-selecionados comprovarem informações

 


Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) apresentarem a complementação das informações de inscrição pelo endereço eletrônico.

Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies. Pelas regras do programa, todos os que não foram pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera.

“Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Prefeito de Lagoa Nova participa de Encontro Federativo em Brasília

 


O Prefeito Luciano Santos cumpriu agenda na Capital Federal e na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), participou de Encontro Federativo que reuniu gestores de todo o país na quarta-feira (17).
 
O evento teve como objetivo, discutir demandas municipais voltadas ao aperfeiçoamento do Pacto Federativo e apresentar o encaminhamento da carta-convite, documento que define algumas exigências para que o Brasil se torne membro pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dia D de Vacinação será realizado neste sábado em Lagoa Nova

 

 
Pais de crianças de adolescentes de até 14 anos têm compromisso marcado para dia 20/08, sábado: nessa data, o Centro de Saúde Abelardo Macedo estará aberto o dia todo para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (até 14 anos).
 
A poliomielite é uma doença que, em casos graves, pode causar paralisia dos membros inferiores.
 
Não deixe de vacinar seu filho! Vacinar é um ato de amor.