Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Covid-19 ainda é emergência global, mas está em “ponto de transição”

© OMS/Otto Bakano
OMS apoia ainda a melhora da vigilância, manutenção de um forte sistema de saúde para evitar um ciclo de pânico e negligência


A Organização Mundial da Saúde, OMS, considera a Covid-19 ainda uma emergência de saúde global, mas afirma que a pandemia está num ponto de transição.

Em nota, a agência anuncia as decisões da 14ª reunião o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional sobre Covid-19.

Emergência de saúde pública de interesse internacional

No pronunciamento desta segunda-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse concordar com a recomendação sobre a continuação da declaração da Covid-19 como emergência de saúde pública de interesse internacional.

Imagem
Foto: ONU/Daniel Johnson
Chefe da OMS reiterou que os países devem continuar vacinando e fazendo da imunização contra a Covid-19

 

Os especialistas recomendam à OMS que adote “mecanismos alternativos para manter o foco global e nacional no Covid-19 após o término da emergência.

Estima-se que acima de 170 mil pessoas perderam a vida devido à pandemia nas últimas oito semanas. No total, 752,5 milhões de casos foram confirmados e 6,8 milhões de mortes em todo o mundo. Ao todo, foram aplicadas mais de 13,156 milhões de vacinas contra a doença.

Ação de saúde pública de longo prazo

Tedros Ghebreyesus lembrou que o número real de mortes pode ser muito maior. Ele acredita que mais pode ser feito para lidar com as vulnerabilidades das populações e dos sistemas de saúde.

O comitê indica como medidas “atingir níveis mais altos de imunidade populacional globalmente, seja por meio de infecção e/ou vacinação tanto na morbidade como na mortalidade”. Para os especialistas, há poucas dúvidas de que o “vírus continuará sendo um patógeno estabelecido permanentemente em humanos e animais para um futuro próximo”.

Nestas circunstâncias, Tedros diz que uma ação de saúde pública de longo prazo é extremamente necessária.

OMS declarou a Covid-19 uma emergência de saúde pública internacional em janeiro de 2020
© Unicef/N’Daou
OMS declarou a Covid-19 uma emergência de saúde pública internacional em janeiro de 2020

Para os especialistas, embora “a eliminação do vírus de humanos e animais seja altamente improvável, a mitigação de seu impacto arrasador na morbidade e mortalidade é alcançável e deve continuar a ser uma meta prioritária”.

Evitar um ciclo de pânico e negligência

Em relação às recomendações temporárias, o chefe da OMS reiterou que os países devem continuar vacinando e fazendo da imunização contra a Covid-19 um cuidado de rotina.

O chefe da agência apoia ainda a melhora da vigilância, manutenção de um forte sistema de saúde para evitar um “ciclo de pânico e negligência” e que siga o combate à desinformação e ajuste de medidas de viagens internacionais com base na avaliação de risco.

Em janeiro de 2020, a OMS declarou a Covid-19 uma emergência de saúde pública internacional, cerca de seis semanas antes de apontar a doença como uma pandemia.

 

Nenhum comentário: