Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Em Brasília, Prefeito Odon Jr participa de importantes reuniões em Ministérios







Em extensa agenda de reuniões e visitas em Brasília/DF na última semana, o Prefeito Odon Jr buscou investimentos para Currais Novos em áreas importantes como desenvolvimento econômico, turismo e abastecimento. 
 
Em todos os encontros, o Prefeito esteve acompanhado da Governadora Fátima Bezerra, do Vice-Governador Walter Alves, secretários estaduais, e o secretário municipal de Gabinete, Rodolfo Lucena.
 
• Ministério de Desenvolvimento Regional: No MDR, o Prefeito Odon Jr pediu ao Ministro Waldez Góes celeridade nas obras do Sistema Adutor do Seridó no trecho que beneficiará Currais Novos. Adutora importante que faz parte do Projeto de Integração das Águas do São Francisco. “Essa obra irá garantir 100% a segurança hídrica do Seridó, e será a obra de maior importância para a história de Currais Novos”, disse o Prefeito Odon Jr, que ressaltou a importância do município para o Estado e os recentes investimentos que estão sendo feitos por grandes empresas de mineração, fábrica de cimento, entre outras. 
 
• Ministério do Turismo: O Geoparque Seridó foi destaque na reunião com a Ministra Daniela Carneiro. O Governo do Estado apresentou o projeto de sinalização turística do território do Geoparque, certificado pela UNESCO em 2022 como de grande relevância geológica. “A nossa Governadora Fátima Bezerra e e a equipe da Secretaria de Turismo do Estado apresentaram projetos para beneficiar o Geoparque Seridó e o Turismo do RN.Como Presidente do Consórcio Geoparque Seridó apresentamos o histórico de lutas e os potenciais do nosso território e tivemos a oportunidade de entregar a Ministra um livro com o catálogo dos Geossítios do Geoparque Seridó”, disse o Prefeito Odon Jr. Ao final, o Prefeito Odon Jr solicitou ao MTur a climatização do Teatro Municipal Ubirajara Galvão. 
 
• Ministério da Educação: Em reunião com Secretário Nacional de Educação Tecnológica, o potiguar Getúlio Marques Ferreira, o Prefeito Odon Jr recebeu a confirmação de Currais Novos como um dos pólos da EMBRAPII no RN - Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, que será sediado no CT Mineral do Campus do IFRN. Além disso, também reforçou a importância do curso de Eletrônica no Campus e a retomada de cursos profissionalizantes com o PRONATEC.
 
• Ministério de Infraestrutura: A federalização do trecho da BR 226 entre Currais Novos e Florânia foi uma das pautas da reunião com o Ministro Renan Filho. “Tivemos uma importante pauta com o Ministro Renan Filho e a Governadora Fátima, e a confirmação da federalização da BR 226 no trecho Currais Novos ao município de Florania. 
 
O ministro também nos informou um maior contingente de recursos para a recuperação e manutenção das BR’s no Estado, incluindo as que passam por Currais Novos como a 226 e a 427. E essa é boa notícia pra nossa cidade e pro Rio Grande do Norte”, comentou o Prefeito Odon Jr, quem também abordou a importância da construção da estrada Currais Novos à Frei Martinho/PB.
 
• Ministério de Minas e Energia: O potencial mineral e energético de Currais Novos foi destaque no encontro com o Ministro Alexandre Silveira. Na reunião, Odon apresentou o potencial mineral e os novos investimentos em energia renovável que estão sendo implantados no município, como parques eólicos e usinas solares. 
 
“Temos um Centro Tecnológico de referência mineral ligado à rede EMBRAPII de inovação tecnológica, e já temos estudos sendo realizados com rejeitos de mineração para fomentar a produção de fertilizantes onde o Brasil é dependente de alguns países como a Rússia para suprir essa demanda. Com isso, podemos nos tornar um importante polo de pesquisa e inovação nessa área”, comentou o Prefeito.

Nenhum comentário: