Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Governo do RN propõe pagar salário em atraso dos anestesistas para acabar com paralisação

 


Com pagamentos atrasados, anestesistas do Rio Grande do Norte paralisaram a prestação de serviço há quase um mês. 

Os profissionais da Coopanest, a Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte, que representa 287 profissionais da área, decidiram paralisar as atividades no dia 15 de dezembro, por causa de contratos realizados por meio do Sistema Único de Saúde com a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado. Com isso, os exames e as cirurgias eletivas deixaram de ser realizados nos hospitais públicos municipais e estaduais.

De acordo com o presidente da Coopanest, Vinicius Luz, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9), o Governo do Estado propôs o pagamento referente ao mês de julho de 2022, até o fim desta semana e avalia a possibilidade de um segundo pagamento até o final de janeiro, mas não deu garantias quanto a realização do segundo pagamento. Apesar da solicitação, a prefeituta do Natal não enviou nenhum representante para reunião. Agora, os anestesiologistas aguardam uma contrapartida do executivo municipal. 

Segundo a Cooperativa, são 6 meses de atrasos consecutivos, referentes a valores não pagos aos profissionais em 2022; a dívida com os cooperados já ultrapassa os R$ 3,3 milhões.

Ainda segundo Vinícius Luz, a paralização dos profissionais irá continuar até que prefeitura de Natal e Governo do Estado cheguem em um acordo quanto a quitação dos débitos.

Desde o início da paralisação, os anestesistas mantêm apenas os serviços de urgência e emergência, além do cumprimento das escalas de plantão.

Estima-se que aproximadamente 5.000 procedimentos deixaram de ser realizados pela falta de atuação dos profissionais nos hospitais potiguares.

 

Nenhum comentário: