Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

RN celebra 80 anos da Conferência do Potengi

 


Um cortejo, exposições, teatro, música e discursos para rememorar a aliança firmada entre o Brasil e os Estados Unidos contra o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial. Assim aconteceu a celebração dos 80 anos da Conferência do Potengi, o histórico encontro entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, na solenidade comemorativa realizada sábado (28) no Complexo Cultural Rampa.

 "Nossa missão é cuidar da memória e zelar pelo futuro do nosso povo, celebrando todos aqueles que lutaram pela nossa democracia”, destacou a Governadora Fatima Bezerra. As palavras da chefe do executivo estadual se dirigiram ao veterano tenente João Carlos, presente na cerimônia, hoje com 102 anos de idade, que representou todos os militares potiguares que combateram no conflito.

Promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto, o evento atraiu um grande público desejoso de conhecer a história, através das exposições abertas que contam a participação brasileira na Segunda Guerra. Todavia, a paz também foi destacada através de uma mostra que exibe frases, letras musicais de grandes personalidades mundiais.

A celebração teve início por volta das 14h com um cortejo de jeeps militares de época, que partiram do Centro Cultural Trampolim da Vitória até a Rampa com a participação de atores personificando Roosevelt e Vargas, além de militares do período bélico. Após a chegada da comitiva, a icônica imagem dos dois presidentes no jeep foi representada no mesmo local da Rampa onde o veículo estacionou em 1943. Com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, da cônsul dos EUA, Jessica Simon e da cônsul honorária da França em Natal, Caroline Fernandes Martins.

Guerra e paz

No histórico prédio da Rampa, foram inauguradas duas exposições com temas antagônicos. Um era a Sala da Guerra, sob curadoria do pesquisador Fred Nicolau, com objetos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) como uniformes, capacetes, medalhas e jornais brasileiros editados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O outro era a Sala da Paz, apresentando frases de personalidades históricas que lutaram pela pacificação do planeta como Jesus, Buda, Martin Luther King, John Lennon, Bob Marley, Bispo Desmond Tutu, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi e Malaia Yousafsai.   

Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

Também foi inaugurada a exposição “Natal da Guerra e do Pós Guerra nas Cores de Pedro Grilo”, que exibe cerca de 80 telas retratando paisagens natalenses pelo olhar do artista falecido em 2022. As mostras poderão ser visitadas pelo público a partir deste domingo, das 10h às 16h com entrada gratuita.

Por-do-sol e comenda

Sob fogos de artifício, foi conferida a Comenda “Itamar de Sá” às personalidades que contribuíram para o complexo Rampa e para a história da Conferência do Potengi. A governadora recebeu, ainda, uma cópia do livro "Asas sobre Natal” escrito pelo fotógrafo João Alves, ofertado pelas mãos do filho Edmundo Alves. Houve também a distribuição de bótons comemorativos, da Revista em Quadrinhos sobre o encontro de Vargas e Roosevelt produzida pelos desenhistas Luiz Elson Dantas e Carlos Alberto de Oliveira, além do cordel “História da Conferência do Potengi em Natal”, de autoria de Marciano Medeiros. 

A celebração teve a participação do navio-patrulha “Goiânia”, da Marinha do Brasil, que permaneceu fundeado no rio Potengi durante toda a solenidade. Antes do pôr do sol, houve um tributo à presença brasileira na Segunda Guerra com a interpretação das canções "Minha Gioconda" e " Ave Maria" pela cantora lírica Ângela Maria, seguida da performance musical do saxofonista Joedson Silva tocando as canções “Moonlight Serenade” e “Aquarela do Brasil” dentro de um barco no rio Potengi. Destaque para a apresentação do Quinteto Tabilo interpretando clássicos instrumentais regionais e eruditos e contagiando o público, que cantou e dançou.

Compromisso com memória

As autoridades presentes destacaram a importância da celebração e da abertura do Complexo Rampa. A Governadora Fátima Bezerra frisou o compromisso de entrega do equipamento para o povo do RN: "nós fomos eleitos para cuidar da nossa população, da nossa memória, da nossa cultura. Abrir a Rampa é um dever maior do nosso Governo com a nossa história, que deve ser contada para o mundo". O Secretário Executivo do Minc, Márcio Tavares afirmou: "este é um ato político importante para a recuperação da nossa democracia, simbolizada pela recuperação deste complexo cultural".

Para o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto, "somente os que estudam a guerra sabem da importância de preservar a paz e lutar pela democracia plena". A Secretaria de Turismo, Ana Costa, sentenciou que o evento representa a união de ações fundamentais no atual governo: "é o casamento perfeito entre história, cultura e turismo". 

O Diretor-Geral da FJA, Crispiniano Neto enfatizou o humanismo: "mostramos, nesta celebração, o lado humano que corre por dentro da desumanidade da guerra. Agora vamos trazer nossos estudantes e toda sociedade potiguar para conhecer a nossa grande história". A cônsul norte-americana Jessica Simon elencou a parceria de décadas entre os governos brasileiro e dos EUA e uma futura agenda de trabalho junto ao Projeto do Complexo Rampa: "vamos discutir uma cooperação técnica que possa fortalecer os laços culturais e históricos entre os nossos países".

Teatro e música

A celebração aos 80 anos da Conferência do Potengi teve também a apresentação do grupo de danças tradicionais Araruna, das Rocas e a encenação do musical “Bye Bye Natal”, escrito por Racine Santos, que narra a presença norte-americana na capital potiguar nos anos 40. O evento foi encerrado pela Sesi Big Band, sob a regência do maestro Eugênio Graça, para que o público dançasse ao som de canções do período da Segunda Guerra, que ganharam fama com as orquestras de Tommy Dorney e Gleen Miller, dentre outras.

Estiveram presentes, na solenidade histórica, os secretários Gustavo Coelho (Infraestrutura), Socorro Batista (Educação), Coronel Araújo ( Sesed), Cultura ( Mary Land Brito), o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, o comandante do 3° Distrito Naval, vice-almirante  Reis Leite, o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras Diógenes da Cunha Lima e a secretária da instituição, Leide Câmara; o presidente da Conselho Estadual de Cultura, Iaperi Araújo, o Diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, o reitor do IFRN, José Arnóbio, o representante da FEB, Marcos Renault, o representante do Grupo Rampa, Pedro Brito, além do deputado federal Fernando Mineiro, dos deputados estaduais Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio e da vereadora Brisa Bracchi.

Conferência do Potengi

A Conferência de Natal ou Conferência do Potengi reuniu, em 28 de janeiro de 1943, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. Ao retornar da Conferência de Casablanca, Roosevelt decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia na Segunda Guerra Mundial.

O histórico encontro entre os dois presidentes, a bordo de destroyer americano USS Humboldt atracado no porto de Natal, definiu os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e garantiram recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional Brasileira.

 

Nenhum comentário: