Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Estudante potiguar atinge nota máxima na redação do Enem

 


Estudantes de todo o Brasil tiveram acesso aos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, divulgados nesta quinta-feira (9).

Com a antecipação da divulgação do resultado pelo Ministério da Educação, as atenções se voltaram para as notas, mais especificamente, a redação.

A estudante potiguar Maria Eduarda Braz, de 17 anos, conseguiu tirar mil na redação, a nota máxima do exame. Ela foi uma das 18 pessoas que conseguiram a maior pontuação no ENEM. Segundo a estudante, resultado de muita dedicação. 

“Foi uma preparação pensada, com muita dedicação também. Óbvio que o objetivo principal não era a nota mil e sim a aprovação, mas é uma conquista que a gente carrega e que eu tô muito feliz e honrada de conseguir”, disse a estudante. 

A maior parte dos candidatos que conseguiriam a nota máxima são da região Nordeste, sendo 9 candidatos. Além do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Paraíba também tiveram estudantes nota mil no Enem. Seis estudantes são do Sudente e um de cada uma das demais regiões do país: Sul, Centro-Oeste e Norte. 

Após a divulgação das notas, o próximo passo é a inscrição no processo seletivo para a entrada no Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e uma nota mais alta aumenta as chances de conquistar a tão sonhada vaga na universidade. 

“Ano passado eu passei o ano todinho sem ter certeza do que eu queria, mas me encontrei na psicologia, espero que a nota ajude”, disse Maria Eduarda.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies. Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Nenhum comentário: