Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Governo federal propõe reajuste de 8% a servidores do Executivo a partir de março

O Governo Federal propôs nesta sexta-feira (17), um reajuste linear – ou seja, a todos servidores do Executivo federal – de 8% a partir de março deste ano. A informação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O assunto foi debatido em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), nesta quinta-feira.

A proposta será formalizada e enviada às entidades representativas, que realizarão debates nas respectivas assembleias, e podem apresentar uma contraproposta.

Além disso, também foi proposto um aumento de 43% no auxílio-alimentação dos servidores, que corresponde a R$ 200 reais. O acréscimo representa um aumento líquido, pois o auxílio não é tributado.

De acordo com informações do Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério do Planejamento, há cerca de 560 mil servidores públicos na ativa no Executivo, sendo 47% na administração direta federal, 39,7% em autarquias federais e 12,9% em fundações federais.

O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, Sérgio Mendonça, observou que essas propostas contemplam o espaço de R$ 11,2 bilhões para reajustes e benefícios de servidores públicos que está previsto no orçamento deste ano.

“Além do reajuste salarial, que é do interesse de todos os servidores, a proposta do governo se concentra também no auxílio-alimentação devido características desse benefício, sua defasagem e congelamento desde 2016, e ao impacto positivo sobretudo para os servidores federais com os salários mais baixos”, afirmou.

 

Nenhum comentário: