Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Lideranças partidárias debatem sobre educação, estradas e vacina

 


O deputado José Dias (PSDB) discutiu, no horário de lideranças partidárias na sessão desta terça-feira (28), sobre dispensa de tramitações em projetos do governo do Estado, e fez críticas ao PT, relatando a posição do partido contrária a projetos de privatizações. Também chamou atenção para o reajuste nos preços dos combustíveis, e sobre o piso nacional dos professores, que segundo o parlamentar, não vem sendo pago no Rio Grande do Norte.

“Piso que já deveria estar sendo pago corrigido”, afirmou o deputado, que foi rebatido pelo deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia Legislativa. “Na rede municipal de Natal o piso dos professores desde 2020 ou 2021 não é respeitado”, afirmou o parlamentar que é professor concursado da Prefeitura de Natal, assim como é concursado do Governo do Estado. Ele ressaltou que o Governo Fátima Bezerra vem pagando o piso desde 2019 até 2022. “Fruto de um amplo debate”, ressaltou Francisco, afirmando que na Prefeitura, “o espaço para debate é restrito, quase não existe”, e que os professores serão punidos se fizerem movimento na frente da sede do governo municipal.

“Pessoas que estavam no governo até ontem e que nem os salários em dia pagavam, agora vem cobrar o piso dos professores, esquecendo um passado muito recente onde a categoria sequer era recebida”, concluiu o deputado Francisco do PT.  Depois do parlamentar, a deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) lembrou da lei de sua autoria que trata do combate à gravidez na adolescência, para informar dados recentes. “O número de casos de gravidez entre 10 e 19 anos está em queda no Rio Grande do Norte”. Segundo a deputada, apesar da queda registrada, de mais de 40% nos últimos anos, comparando a uma década atrás, o assunto “ainda é preocupante”.

O deputado Adjuto Dias (MDB) debateu sobre a situação da rodovia que liga Caicó a São João do Sabugi, com acesso ainda para a zona rural do município com destino a Ouro Branco. “Uma importante via de escoamento da nossa região”, ressaltou o deputado, citando o caso de um trabalhador da região que decidiu consertar a estrada por conta própria nas horas vagas, e faturar com doações de motoristas que trafegam na estrada. O parlamentar fez um alerta para o período de chuvas que está próximo, chamando atenção do Governo do Estado para cuidar das estradas.

A deputada Isolda Dantas (PT) encerrou o horário de lideranças chamando atenção para a campanha de vacinação aberta nesta segunda-feira (27), tendo o presidente Lula (PT) como o primeiro a tomar o mais novo imunizante contra a Covid 19. “O presidente reconhece a Ciência”, disse Isolda, lembrando que o ex-presidente Jair Bolsonaro colocou seu cartão de vacina em sigilo de 100 anos. “Depois a gente viu que ele tinha tomado a vacina, e agiu em nome de uma ideologia genocida”, disse Isolda.

“Não é um gesto qualquer o presidente ser o primeiro a se vacinar”, ressaltou a deputada líder do PT que ainda debateu sobre programas de combate à fome, lembrando de lei de sua autoria que permitiu que o Governo do Rio Grande do Norte fizesse compras com produtos exclusivos da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: