Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Porto Indústria Verde no RN receberá apoio federal

 

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira, 17, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O ministro veio ao Rio Grande do Norte para conhecer as instalações do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e do Porto de Natal.

A operação e gestão do aeroporto será novamente leiloada em certame marcado pela Agência Nacional de Aviação Civil - Anac no próximo dia 19 de maio. A nova licitação acontece após o atual gestor, o grupo Inframerica, ter desistido do negócio em 2020, alegando prejuízo financeiro oito anos depois de iniciar as operações. A concessão pública era para 28 anos.

O aeroporto tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano, tem 8 pontes de embarque e opera voos nacionais e internacionais. O Terminal de Cargas Brasil - TCB do aeroporto foi projetado para receber diversas modalidades de carga doméstica e internacional. A área total do TCB Natal é de 18 mil m², com mais de 4 mil m² de área construída. A estrutura possui tecnologia de ponta e pode processar cargas diversas.

Porto Indústria Verde

Fátima Bezerra solicitou ao ministro apoio para a implantação do Porto Indústria Verde. O Governo do RN já elaborou os estudos de viabilidade técnica, ambiental e localização que apontam o município de Caiçara do Norte como o melhor local. A gestão estadual pleiteia a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento através de parceria com a iniciativa privada.  

O Porto Indústria Verde vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar - off shore - e exportação de hidrogênio e amônia verde. "Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar. Neste momento em que o mundo está em mudança da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e poluentes, para energia limpa, o nosso Estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis", afirmou Fátima Bezerra.

Ela acrescentou que o Estado fez os estudos em parceria com a UFRN e mantém contato com possíveis investidores. "O Porto Indústria Verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação. O Rio Grande do Norte tem condições privilegiadas e o menor custo do mundo para produção de energia limpa, tanto que já temos grupos interessados", afirmou a Governadora.

A previsão é que nos primeiros quatro anos, o Porto-Indústria Verde vai gerar 25 mil empregos e, a partir do quinto ano, 50 mil empregos. A capacidade de geração de energia limpa offshore no RN é de 140 gigawatts, o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

O ministro Márcio França confirmou a nova licitação para 19 de maio e o interesse da gestão federal na maior participação de empresas concorrentes. O ministro se comprometeu em incluir na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o Porto Indústria Verde. 

"A governadora do RN foi a primeira pessoa que recebi ao assumir o ministério em Brasília. Ela me relatou a situação do aeroporto de São Gonçalo e o projeto do Porto Indústria. O Governo do RN fez um excelente trabalho prévio, tanto para a relicitação do aeroporto, quanto para a implantação do novo porto. Isto economiza tempo e esforços e nos estimula a buscar as soluções", declarou Márcio França.

Fátima recebeu o ministro acompanhada do vice-governador, Walter Alves, dos secretários de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho; do Turismo, Ana Maria Costa; de Gestão de Projetos, Metas e Relações Institucionais, Virgínia Ferreira; da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Jaime Calado; coordenador de energias renováveis da Sedec, Hugo Fonseca; assessora especial, Guia Dantas e professor da UFRN, Mário Gonzales. Também participaram a senadora Zenaide Maia, o presidente do PSB/RN, Rafael Motta, deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, deputados estaduais, Divaneide Basílio e Francisco Medeiros, prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva e vereadores daquele município. 

O ministro veio acompanhado do assessor especial do ministério, Renato de Andrade, coordenador da assessoria de comunicação do MPA, Ranier Grande.

 

Nenhum comentário: