Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

'Retomaremos os concursos do BNDES', diz novo presidente


Aloizio Mercadante assumiu nesta segunda-feira, 6, a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em seu discurso de posse, ele destacou a intenção de retomar os concursos públicos para a instituição. 

"Retomaremos concursos que não ocorrem há mais de dez anos, com cotas", disse. 

Durante a fala, o novo presidente do BNDES chegou a citar a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por analisar os pedidos e autorizar os concursos federais. 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, por sua vez, não precisa de autorização do Governo Federal para realizar concursos. Ele tem independência para preencher seu quadro de pessoal mediante aval da presidência do próprio órgão, como o Banco do Brasil.

Apesar disso, deve respeitar os limites e dotações orçamentárias para cada exercício. Ainda não há informações sobre prazo para edital do concurso BNDES, vagas e cargos.

Em 2015, o banco chegou a anunciar os preparativos de novo concurso. De acordo com a instituição, o edital teria oferta para técnico administrativo, cargo de nível médio. Assim como para profissional básico, carreira de nível superior.

A seleção, no entanto, foi adiada em um ano e, por fim, não foi realizada. As oportunidades seriam para formação de cadastro de reserva.

Último concurso BNDES foi realizado em 2012

O último concurso para o BNDES ocorreu em 2012, cuja validade expirou em meados de 2015. O edital, na época, trouxe vagas em cadastro de reserva para funções dos níveis médio e superior. 

No nível médio, as oportunidades foram para o cargo de técnico administrativo. Já para nível superior, as inscrições foram para profissional básico, nas especialidades de: Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia.

A banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Os inscritos de nível médio tiveram que responder a perguntas de Língua Portuguesa (25), Matemática (25), Língua Estrangeira (oito), Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (seis) e Conhecimentos Gerais (seis).

A prova discursiva consistia em uma redação. Os candidatos poderiam somar até 40 pontos na avaliação.

Para candidatos de nível superior, o exame objetivo cobrou 50 questões. Os itens foram distribuídos pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Língua estrangeira (10) e Conhecimentos Específicos (20). 

Enquanto a prova discursiva teve cinco questões de Conhecimentos Específicos. A avaliação valia até 50 pontos.

 

Nenhum comentário: