Páginas

terça-feira, 28 de março de 2023

Covid é principal causa de alta de síndrome respiratória em 7 estados

 


Os casos de síndrome respiratória aguda grave estão aumentando no país. Análises de laboratório indicam a covid-19 como a principal causa do crescimento das ocorrências entre adultos e idosos em sete estados: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os dados são do boletim semanal Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, com registros feitos até o dia 13 de março..

Nas últimas três semanas, na maior parte do país, houve uma estabilidade. No entanto, de seis semanas para cá, em 18 estados das cinco regiões apresentaram crescimento de casos.

De acordo com o levantamento da Fiocruz, a prevalência entre os casos dessa síndrome com diagnóstico positivo para o coronavírus foi de 48,6%.

Diante deste cenário, o coordenador do Infogripe e pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, alerta que as pessoas não podem deixar de manter a vacinação em dia.

O boletim também chama atenção para o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças e adolescentes em decorrência de infecção por outros vírus.

Os pesquisadores lembram que os pais devem levar os filhos aos postos de saúde durante a campanha de imunização contra a covid-19, iniciada no dia 27 de fevereiro, e também para receberem a vacina contra o vírus da gripe, o que contribui para a prevenção de quadros graves de dificuldade respiratória.

Ao todo, já foram registrados este ano 27.528 casos de síndrome respiratória aguda grave, dos quais pelo menos 35,1% estão ligados a alguma infecção viral.

 

Nenhum comentário: