Páginas

terça-feira, 21 de março de 2023

Município do RN registra quase 200 milímetros de chuva no fim de semana; confira


Os acumulados de chuvas do final de semana superaram os 100 milímetros em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Em João Câmara, no Agreste Potiguar, o volume quase superou os 200 milímetros, com total de 197,1 mm, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Nas demais regiões do estado, os maiores volumes foram em Timbaúba dos Batistas (Central Potiguar) 139,8mm, Olho D’água dos Borges (Oeste Potiguar) 127,6mm, Parnamirim (Leste Potiguar) 102,8mm (Leste). Os dados referem-se ao período entre às 9h15 da sexta-feira (17) até o mesmo horário desta segunda-feira (20).

"No final de semana, nós tivemos boas chuvas no interior do estado. Elas foram ocasionadas pela Zona de Convergência que está atuando mesmo com o resgfriamento das águas do Atlântico Sul. Nós tivemos a presença de bastante umidade e instabilidade sobre o Nordeste, trazendo chuvas em todas as regiões", destacou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

"O mês de março é o mês que mais chove. Então é normal que tenhamos essas chuvas mais intensas. Para a semana é que as chuvas deverão continuar em todas as regiões do estado, principalmente entre o litoral e a região do Vale do Açu", acrescentou.

A tendência de acordo com as análises é de continuidade das chuvas no decorrer da semana. As temperaturas para esta semana deverão variar entre 22°C, nas madrugadas e 34°C, durante as tardes no litoral potiguar. No interior, os termômetros devem variar entre 20°C e 38°C.

Outono

O outono no hemisfério sul começa nesta segunda-feira (20), às 18h25. A estação intermedia o período mais quente e o mais frio do hemisfério sul. Neste período os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a Linha do Equador e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul. 

“As características do Outono não apresentarão grandes variabilidades no que diz respeito à temperatura do ar e a ocorrência de chuvas no estado. Nesta estação ocorrem boas chuvas e a previsão para é de volumes de normal a acima do normal devido as condições termodinâmicas atuais apresentadas pelos oceanos”, explicou Bristot.

Com relação às temperaturas, a previsão média para o restante do mês de março, é de 26,1°C; em abril, 25,7°C ; maio, 25,2°C e junho, 24,4°C. “O comportamento da temperatura será próximo da normalidade, pois não havendo bloqueios atmosféricos significativos, as temperaturas não apresentaram mudanças significativas”, comentou o meteorologista.

Recarga aos reservatórios do RN

Entre os reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN, o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, atingiu 100% da sua capacidade e começou a verter águas (sangrar), que ajudarão a aumentar o volume da Barragem Mendubim, localizada em Assu. 

A barragem Dinamarca, localizada em Serra Negra do Norte, também começou a sangrar durante este final de semana, o reservatório atende ao abastecimento da cidade e possui capacidade para 2.724.425 m³. 

Outros reservatórios de menor porte também já começaram a sangrar por todo o Estado, como o açude Merejo, localizado em Doutor Severiano; barragem Macambira, localizada na zona rural de Caicó; e do açude Pessoa, localizado em São Miguel. 

Entre os mananciais monitorados pelo Igarn, o açude boqueirão de Parelhas também começou a receber águas e aumentou 7,0 centímetros na sua lâmina de água, acumula atualmente 3,784 m³, que correspondem a, aproximadamente, 5% da sua capacidade, que é de 84,79 milhões de metros cúbicos. Apesar do baixo volume, a informação é positiva para a população, pois o reservatório ainda não havia tido aporte hídricos na atual quadra chuvosa. 

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, que estava seco até a última terça-feira, também começou a receber águas e já acumula, aproximadamente, 500.000 m³, percentualmente, 4,84% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de metros cúbicos.

O maior reservatório do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves acumula, aproximadamente, 1.182.250.000 m³, correspondentes a 49,82% da sua capacidade, na última segunda-feira (13), a barragem estava com, aproximadamente, 1.176.440.000 m³, equivalentes a 49,57%. 

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, também está recebendo águas e acumula 230.730.000 m³, percentualmente, 38,47% da sua capacidade, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos. No início da semana, o reservatório estava com 217,17 milhões de metros cúbicos, que correspondem a 36,21% da sua capacidade total.

Em Portalegre, no Oeste Potiguar, a Cachoeira de Pinga registrou uma forte queda d'água após as chuvas. 

Previsão dia a dia

20/03/23 - segunda-feira - Céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas, em todas as regiões.
21/03/23 - terça-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
22/03/23 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
23/03/23 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
24/03/23 - sexta-feira -  Céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas, em todas as regiões.
25/03/23 - sábado - Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.
26/03/23 - domingo - Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

 

Nenhum comentário: