Páginas

terça-feira, 7 de março de 2023

Prefeitura de Natal realiza nova vistoria no Morro do Careca para avaliar erosão


No último sábado (4), a Prefeitura do Natal, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Defesa Civil e Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) da Polícia Militar, realizou uma nova vistoria na área do Morro do Careca, localizado na Praia de Ponta Negra, para identificar as causas do processo erosivo no monumento natural.

A equipe de técnicos percorreu a parte lindeira à praia até o limite da área militar, complementando as informações colhidas na primeira visita em fevereiro. Com o uso de drone, foram feitos monitoramentos aéreos da face costeira do Morro do Careca e adjacências.

Segundo José Petronilo da Silva Júnior, responsável pela produção de relatório técnico sobre o caso, a ampliação da vistoria para a área lindeira, no entorno do morro, busca identificar elementos que tragam alguma explicação para o afloramento de barreiras que estão sendo expostas na Praia de Ponta Negra. Os dados coletados ajudarão na produção de um relatório técnico para identificar se há algum dano ambiental e quais medidas necessárias para controlar a situação.

O Morro do Careca, uma duna de 120 metros localizada na Praia de Ponta Negra, faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6), é um bem da União e área militar, e não permite a circulação de pessoas desde 1997. A vistoria ocorreu após o recebimento de uma notícia de fato pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), sugerindo a existência de processo de erosão no local.

 

Nenhum comentário: