Páginas

sábado, 4 de março de 2023

Professores da rede estadual do RN decidem entrar em greve

Os professores da rede estadual de educação decidiram entrar em greve. O início do movimento grevista foi definido em uma assembleia na tarde desta sexta-feira (03), na Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), as três propostas enviadas pelo governo estadual foram consideradas insatisfatórias pela categoria.

A primeira proposta do Executivo consistia em, no mês de março, implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do piso, retroativo ao mês de janeiro. Para os demais (ativos e aposentados), 3% em maio, mais 2,7% em setembro e 8,66% em dezembro. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

A segunda proposição do governo era de implantar 5,7% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do próximo ano. Ambas foram negadas pelos professores. Já a terceira proposta foi enviada na última terça-feira (28), após a categoria aprovar o indicativo de greve.

De acordo com o Sinte-RN, a última intenção exposta pelo governo foi a de implementar 14,95% em março mais retroativo de janeiro e fevereiro para os professores que recebem abaixo do valor do piso e, para os demais - incluindo aposentados e pensionistas com paridade -, implementar 6,5% em maio e 7,93% em dezembro, com retroativo pago em oito parcelas, entre maio e dezembro de 2024.


 

Nenhum comentário: