Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2023

Ministério lança campanha contra a malária


O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (25) a campanha de combate a malária. A intenção da pasta é eliminar a doença no Brasil até 2035.

Com o slogan “O combate à malária acontece com a participação de todos: cidadãos, comunidade e governo”, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população, profissionais de saúde e gestores sobre a prevenção, controle e eliminação da doença.

Em 2022, de acordo com dados preliminares, foram registrados mais de 129 mil casos no país, com redução de 8,1% em relação a 2021. Quanto ao número de mortes, foram registradas 50 no ano passado.

A malária é transmitida através da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura a pessoa infectada tem.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os medicamentos para o tratamento da malária estão disponíveis no SUS, Sistema Único de Saúde. Cerca de 172 mil testes para diagnóstico da doença firam distribuídos para todos os estados da federação e Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Outros 300 mil testes serão entregues em duas etapas ao longo do ano de 2023.

 

Nenhum comentário: