Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Congresso homenageia quadrilheiro junino em sessão solene

 


O Dia Nacional do Quadrilheiro Junino será comemorado pelo Congresso Nacional em sessão solene agendada para sexta-feira (30), às 14h30, no Plenário da Câmara dos Deputados. A solenidade atende a requerimento (REQ 10/2023 — Mesa), assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), que destaca a importância das festas juninas na cultura do país.

Na justificação do requerimento, os parlamentares dão ênfase à lei que institui o dia 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390, de 2011) e define como quadrilheiro junino “todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas”. O texto ainda menciona as fontes da tradição das festas juninas — originada das homenagens aos santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro, trazidas ainda no tempo colonial do Brasil — que receberam acréscimos de diferentes culturas e povos.

“Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e descendentes de imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”, diz o requerimento.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: