Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Saúde confirma primeiro caso da variante EG.5, da Covid-19, no Brasil

 

O Ministério da Saúde confirmou o recebimento da notificação de um caso da variante EG.5 da covid-19, uma mutação da Ômicron. Trata-se de uma paciente do Estado de São Paulo, do sexo feminino, com 71 anos de idade. 

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.

A pasta informou ainda que monitora e avalia permanentemente as evidências científicas mais atuais e o cenário epidemiológico da covid-19. O ministério disse estar atento às informações sobre novas subvariantes e mantém contato permanente com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, e a OMS, Organização Mundial da Saúde, sobre o cenário internacional.

A recomendação da pasta para todas as pessoas é de que a vacinação é a principal medida de combate à covid-19 e ela se torna cada vez mais importante com a atualização das doses de reforço para prevenção da doença.

Perigo potencial: 50 municípios do RN estão alerta de baixa umidade

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial, na cor amarela, para 50 municípios do Rio Grande do Norte. Todos estão localizados no Oeste Potiguar.

De acordo com o aviso, com início ao meio-dia e término às 19 horas desta sexta-feira (18), as cidades podem enfrentar umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

As orientações do Inmet são para que a população beba bastante líquido e evite desgaste físico e exposição ao sol nas mais quentes e secas do dia. "Obtenha mais informações com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros", orientou.

O mesmo alerta é válido para diversos outros municípios do país.

Confira a lista dos municípios potiguares afetados

Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Assú
Baraúna
Campo Grande
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-sept Rosado
Itaú
Janduís
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d'Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Francisco do Oeste
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-ver
Viçosa


Diniz convoca Neymar e dupla do Fluminense para a Seleção; veja a lista

 


Fernando Diniz fez a primeira convocação à frente da Seleção Brasileira nesta sexta-feira (18). A lista conta com novidades, como o goleiro Bento, do Athletico, jogadores do Fluminense (Nino e André) e o retorno de Neymar.

Lucas Paquetá, que está sendo investigado por possível envolvimento em apostas esportivas, estaria na lista. O jogador foi cortado de última hora para ser “preservado”, segundo o técnico.

O treinador, que também acumula a função no Fluminense, divulgou os nomes diretamente da sede da CBF, no Rio de Janeiro.

A convocação é para os dois primeiros compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

O Brasil estreia em casa contra a Bolívia, no Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará, no dia 8 de setembro. Depois, enfrenta o Peru, no dia 12, em Lima.

Convocação da Seleção Brasileira

Goleiros

  • Alisson (Liverpool)
  • Bento (Athletico)
  • Ederson (Manchester City)

Laterais

  • Danilo (Juventus)
  • Vanderson (Monaco)
  • Caio Henrique (Monaco)
  • Renan Lodi (Olympique de Marseille)

Zagueiros

  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Ibañez (Al-Ahli)
  • Marquinhos (PSG)
  • Nino (Fluminense)

Meio-campistas

  • André (Fluminense)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • Joelinton (Newcastle)
  • Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes

  • Antony (Manchester United)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Matheus Cunha (Wolverhampton)
  • Neymar (Al Hilal)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Rodrygo (Real Madrid)
  • Vinicius Júnior (Real Madrid)

Internado, Faustão tem novo estado de saúde revelado e detalhe de cirurgia é divulgado

 


Faustão, de 73 anos, segue internado em hospital em São Paulo para de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Um novo detalhe envolvendo a sua internação foi revelada.

O apresentador passará por uma cirurgia no coração, segundo informou uma fonte próxima dele ao site Notícias da TV. Ele está há mais de 10 dias no Hospital Israelita Albert Einstein.

A revelação sobre a sua internação vazou apenas ontem (17) e foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Faustão foi hospitalizado depois de enfrentar uma série de exames que ele costuma fazer rotineiramente. Isso ocorreu logo depois da volta de uma viagem de férias a Miami, nos Estados Unidos.

O hospital declarou que o comunicador está sob cuidados intensivos e que o seu quadro de saúde é estável.

“Fausto Silva está internado desde 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos”, disse a nota mais recente da unidade médica.

Ainda não há previsão de alta para o apresentador, cujo último programa com seu nome vai ao ar na Band nesta sexta-feira (18). Na atração, inclusive, ele será homenageado pelos filhos.

O histórico de saúde de Faustão

O ex-Globo tem um histórico de cardiopatia. Em 2018, o comunicador se submeteu a uma angioplastia. Na época, a medida foi tomada para desobstruir uma artéria e receber dois stents.

Recentemente, o apresentador passou por uma internação para tratar um edema linfático numa perna. No final de janeiro de 2021, ele chamou a atenção ao aparecer na Globo bem mais magro.

Em junho do mesmo ano, Fausto voltou ao hospital para tratar uma infecção urinária. Na ocasião, ele foi substituído pela primeira vez no Domingão. Tiago Leifert conduziu o formato. Por Luiz Fábio Almeida - RD1 

Equipe do Programa Glaucoma estará em Acari na segunda-feira (21)

 


A #PrefeituraDeAcari, através da secretaria municipal de saúde, comunica aos usuários que a equipe do Programa Glaucoma estará no município nesta próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a partir das 07h00.

O programa é responsável pelo acompanhamento periódico dos usuários, onde os mesmos passam por avaliações e recebimentos gratuitos de colírios.

O Glaucoma é uma lesão ocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. A doença afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos, alto grau de miopia e que sejam diabéticos. O tratamento é realizado através do uso de colírios durante um período de três meses.

Governo do RN e Femurn fecham acordo sobre pagamento de compensação do ICMS

 

O Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) chegaram a um acordo para o pagamento de R$ 12,6 milhões da compensação referente à queda de arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme disposto nas leis complementares federais 192/22 e 194/22, que reduziu as alíquotas incidentes sobre a comercialização dos combustíveis e dos serviços de energia elétrica, telecomunicações e transportes.

Em reunião, realizada na tarde deste quinta-feira (17), ficou acertado que a quitação da compensação será feita em cinco parcelas, conforme acertado anteriormente, sendo que a primeira, no valor de R$ 2,4 milhões, será depositada nesta sexta-feira (18).

“Quero enaltecer esse ambiente de diálogo. Nós criamos o Comitê Interfederativo e lá estão os secretários que representam a governadora. O que não podemos é deixar que se levem essas questões para o terreno da politicagem. O diálogo, marca de nosso governo, é essencial para mantermos esse ambiente de respeito”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Aos prefeitos que fazem parte da diretoria da Femurn, Fátima lembrou que o governo já vem pagando aos municípios as cotas-partes de IPVA e ICMS dos valores arrecadados com a cobrança da dívida ativa. “Historicamente, esses repasses nunca tinham sido feitos. Foi um compromisso que assumimos com os prefeitos e estamos cumprindo”, reforçou a governadora.

Sobre o repasse da Farmácia Básica, outro item da pauta da reunião, o governo já vem fazendo o pagamento em dia e, a partir de agora, serão feitos dois repasses mensais – um do mês de competência e outro de um mês em atraso. “Em janeiro quitaremos essa dívida e não haverá mais atrasados do Farmácia Básica no período referente ao governo da professora Fátima Bezerra”, explicou o secretário da Fazendo, Carlos Eduardo Xavier. Quanto à dívida de governos anteriores, o secretário disse que essa questão aguarda uma decisão da justiça, motivo pelo qual não entrou nas discussões da Femurn com o governo.

O presidente da Federação dos Municípios e o presidente de associações regionais consideraram positiva a reunião com a governadora e secretários da área econômica. Luciano Santos, que comanda a Femurn, elogiou o diálogo do governo com as entidades municipalistas. “Entendemos que alguns pontos avançaram no sentido de ajuste de pagamento e esperamos que os municípios consigam reverter a situação difícil em que se encontram.”

“A governadora, pela influência que tem junto ao Governo Federal, poderá ajudar muito aos municípios do Rio Grande do Norte, como por exemplo, na questão do Programa de Aceleração do Crescimento”, disse o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, também presidente do Consórcio Geoparque Seridó.  Marianna Almeida, vice-presidente da Femurn e prefeita de Pau dos Ferros, falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios. “Nosso pedido foi de parceria e suporte do Governo do Estado para que as conquistas que os municípios tiveram ao longo dos anos sejam cumpridas, na esperança de que as coisas comecem a fluir e melhorem muito mais.”


Divulgado resultado da lista de espera para o Prouni

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado da lista de espera do processo seletivo para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2023.  

A consulta está disponível aos candidatos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, é preciso preencher o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada na conta Gov.br.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão comprovar as informações prestadas no ato da inscrição diretamente às instituições para as quais foram indicados, entre os dias 21 e 28 de agosto., conforme edital do programa . Eles também devem ficar

atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte dessas instituições.

Nesta segunda edição do Prouni em 2023, 276.566 bolsas foram ofertadas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais (50%).

Atleta com descendência de São João do Sabugi é o mais novo contratado do Esporte Clube de Patos



Filipe Úrsula, 23 anos, é o mais novo contratado pelo time Esporte Clube de Patos, como Meia Volante. Ele vai integrar a equipe do time no Campeonato Paraibano da Segunda Divisão 2023. 

Filipe Úrsula já esteve em equipe de categoria de base do Atlético MG, Santa Cruz, ABC, e Náutico. 

Descendente da família Úrsula de São João do Sabugi RN, Filipe é filho da jornalista Janaína Patrícia e neto de José Ursulino Filho, "Dedé do Piston".

Participa Natal nos Bairros vai atender demandas do Planalto no sábado (19)



O Planalto, na zona Oeste da cidade, é o próximo bairro a ser beneficiado com as ações do Participa Natal nos Bairros, projeto da Prefeitura de Natal que, em um único dia, promove a oferta de diversos serviços em uma comunidade escolhida, em parceria com instituições e empresas privadas. A ação no Planalto será no sábado (19), das 8h às 12h30, tendo como base a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, que fica na Rua Mira Mangue, 1187.

"Vamos levar atendimentos diversos gratuitos nas áreas da saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, para citar algumas, a partir de parcerias entre as secretarias municipais, empresas e instituições parceiras", destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias. 

Esta será a segunda edição do Participa Natal, depois da sua descontinuidade motivada pela pandemia da Covid 19. A retomada aconteceu em primeiro de julho passado em Pajuçara, bairro da zona Norte de Natal, com bastante sucesso e com superação em número de atendimentos, quando foram registrados mais de 5.300 procedimentos nas diversas áreas oferecidas pela ação.

Criado em 2019, o “Participa Natal nos Bairros” acontece sempre aos sábados, ocupando as dependências de uma escola da rede municipal pré-definida pela gestão. Nesse espaço e no seu entorno, são oferecidos, gratuitamente, atendimento e serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, entre outras, pelas secretarias municipais e pelas empresas e instituições não governamentais parceiras.

Como em todas as edições que aconteceram anteriormente, o Participa Natal no bairro Planalto contará com a participação do prefeito Álvaro Dias. Para ele, o projeto é de “grande relevância por promover um elevado número de benefícios à população fora da rotina de funcionamento da Prefeitura, bem como por juntar muitos parceiros sintonizados no atendimento das demandas do natalense.”

O bairro Planalto é um dos mais jovens da cidade e detém uma população em torno de 32 mil habitantes. Responsável pela secretaria que coordena a ação, a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, acredita que a “ação no bairro será bastante positiva e muitas demandas serão atendidas, dentro do objetivo da gestão de ampliar o atendimento à população”.

Em momento que antecede a Ação do próximo sábado, a Prefeitura do Natal, representada por secretários titulares e adjuntos das diversas secretarias envolvidas estarão presentes em Reunião de Mobilização e Escuta, a ocorrer nesta terça-feira (15), às 19h30, também nas dependências da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra. A reunião é aberta a toda população do Planalto e conjuntos adjacentes, com o objetivo de ouvir sobre demandas em diversas áreas, bem como contribuições para o aperfeiçoamento da atuação da gestão municipal.

A edição Participa Natal do bairro Planalto terá como parceiros e apoiadores: CAERN, CEASA, CDL Natal, COSERN, Drogaria Santa Fé, Escola Menino Jesus, Faculdade Estácio Natal, Exército, Fribom Picolés e Sorvetes, Instituto Atenas, Instituto Mix, Junta Militar, OAB-RN, Óticas Diniz, Projeto Odonto Levando Sorriso, SEBRAE-RN, Fecomercio-RN (SENAC e SESC), UNI-RN e UNP.

Secretarias municipais envolvidas com a atividade: Governo - SMG, Planejamento- SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Centro de Zoonoses, Educação – SME, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMIDH, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE, Projeto Planta Natal e Guarda Municipal.





Agosto Lilás: Acari realiza Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

 

A Prefeitura de Acari, através da SEMTHAS – Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, promoverá Campanha Agosto Lilás, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher. 

A gestão de Acari conclama a participação para unir esforços e construir um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres da comunidade.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 23/08 (quarta) às 15:00 h
Lançamento Oficial do Programa Patrulha Maria da Penha em Acari
Local: Câmara de Vereadores
Palestrante: Sargento Luzia, PM RN
Público-alvo: Rede Municipal de Proteção e Atendimento às Vítimas
Logo após a palestra, haverá uma blitz educativa no centro da cidade, na faixa de pedestres da Praça Cipriano Pereira.

Dia 24/08 (quinta)
Apresentação do Programa nas Oficinas de Costura
Responsável: SEMTHAS (via CREAS) e Patrulha Maria da Penha

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Ceres recebe a 1ª Assembleia Permanente do Clima do RN

 


Com o objetivo de enfrentar os desafios em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, acontece a 1ª Assembleia Permanente do Clima do RN (ASCOP). O evento será realizado no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em Caicó, no dia 21 de setembro, a partir das 8h. Para os que desejam participar, as inscrições podem ser feitas pelo SigEventos.

Durante o período de 13 a 15 de abril deste ano, aconteceu, na Reitoria da UFRN, a 1ª  Conferência Potiguar do Clima (COP/RN), que teve o objetivo de debater os desafios da grave crise climática e do aquecimento global que assolam o planeta, especialmente no RN. Com isso, para o acompanhamento dos compromissos firmados, ficou instituído que seriam realizadas assembleias trimestrais permanentes do clima, de forma regionalizada, com início das atividades na cidade de Caicó.

A Assembleia tem por objetivo principal provocar a participação cidadã e engajada de todos os setores da sociedade e do Poder Público para a concretização da democracia ambiental, participativa e sustentável. O pano de fundo para a discussão em Caicó será a relação da não destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e resíduos relacionada com as mudanças climáticas.

Após imersão no contexto regional sobre o desafio local de redução de danos referentes às mudanças climáticas, a 1ª Assembleia Potiguar Permanente do Clima discutirá o tema da restauração de biomas de paisagens degradadas no semiárido regional, bem como debaterá  as propostas de Caicó, para efetivar a carta desenvolvida na 1ª COP Clima RN 2023.

A partir das 8h, os participantes farão o credenciamento no evento. Após isso, às 8h30, acontece a abertura, conduzida pelo professor Robério Paulino, do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN), e Sandra Kelly, docente do curso de Geografia do Ceres. Logo em seguida, começam os ciclos de palestras, além de rodas de debates com os participantes acerca da temática abordada, nos turnos da manhã e tarde. A ação será encerrada às 19h30.

 

Prefeitura de Portalegre – RN republica edital do Processo Seletivo

 


Prefeitura de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte republicou o edital do Processo Seletivo que visa contratar um Psicólogo, além de formar cadastro reserva.

De acordo com o novo documento, os interessados em participar devem se inscrever no período de 16 a 25 de agosto de 2023, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, na Prefeitura Municipal, localizada na Rua José Vieira Mafaldo, nº 122, Centro. O atendimento é das 9h às 12h. Ou por e-mail através do endereço eletrônico semthasportalegre@gmail.com.

Quando contratado o profissional deve cumprir jornada de 40 horas semanais, referente à remuneração mensal no valor de R$ 1.863,00.

Para concorrer à oportunidade ofertada, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível superior em psicologia, bem como registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Como forma de classificação, os candidatos serão submetidos à etapa de avaliação curricular e experiência profissional, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

De acordo com o edital de abertura, os contratos serão firmados durante um ano, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Santana do Seridó – RN divulga novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Santana do Seridó, anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de 47 vagas, bem como a formação de cadastro reserva, destinadas à contratação de profissionais de nível fundamental, médio e superior.

As oportunidades estão distribuídas dentre as seguintes funções: Agente Comunitário De Saúde (1); Atendente De Consultório Odontológico (1); Auxiliar De Administração Escolar (1); Auxiliar De Enfermagem (3); Auxiliar De Serviços Gerais (16); Enfermeiro (2); Fiscal De Tributos (1); Fiscal Em Vigilância Sanitária (1); Gari (4); Motorista – Cnh B (3); Motorista – Cnh D (2); Nutricionista (1); Odontólogo (1); Operador De Máquinas Pesadas (2); Professor Ensino Infantil – Pedagogo (7); Vigilante (1).

Cabe ressaltar que no quantitativo de vagas acima mencionada, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.

Ao serem contratados, os profissionais desempenharão suas atividades em jornadas de 20 a 40 horas semanais, e contarão com salários mensais que variam de R$ 1.320,00 a R$ 3.960,00

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever gratuitamente, de forma online, entre os dias 15 e 28 de agosto de 2023, exclusivamente, por meio do site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). O pagamento da taxa de inscrição de R$ 40,00 a R$ 50,00 até o dia 29 de agosto deste mesmo ano.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante uma única fase, constituída por prova de títulos relativos à formação acadêmica e experiência profissional, com caráter classificatório, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

O prazo de validade deste Processo Seletivo será de 12 meses contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por mais 12 meses.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Prefeitura de São Fernando - RN divulga novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de São Fernando, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, com o objetivo de preencher nove vagas para profissionais de níveis médio e superior.

De acordo com o edital, as oportunidades são para os cargos de Educador Social (6); Coordenador (1); Psicólogo (1); Nutricionista (1).

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que deseja atuar. Ao serem admitidos, os profissionais deverão cumprir jornadas de 20 a 40 horas semanais e contarão com remuneração mensal de R$ 700,00 a R$ 1.302,00.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever de 16 a 23 de agosto de 2023, até às 13h, por meio do preenchimento, em duas vias, da Ficha de Inscrição e do Protocolo de Entrega de Documentos (disponíveis em anexo no edital), na Secretaria Municipal de Assistência Social, ou mediante encaminhamento pelo e-mail: pmsfrn@gmail.com, assinado e escaneado em PDF.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular e entrevista, prevista para o dia 25 de agosto de 2023, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

Vigência

O Processo Seletivo terá prazo de validade de 12 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final, prorrogáveis.

Prefeito Amazan cumpre agenda em Brasília/DF

 


O Prefeito de Jardim do Seridó, José Amazan Silva cumpre agenda em Brasília/DF para participar da mobilização em defesa dos interesses dos Municípios que debate a Reforma Tributária e as alternativas para enfrentar a queda de arrecadação. A mobilização é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na terça-feira, dia 15 de agosto, o Prefeito também visitou o Gabinete do Senador da República Styvenson Valentim, onde tratou sobre a usina fotovoltaica e outros investimentos para Jardim do Seridó.

”Estamos em Brasília para junto a cerca de 1.800 prefeitos de todo o Brasil participar e fortalecer a mobilização municipalista da CNM, e na oportunidade, iremos visitar os Gabinetes dos nossos senadores na busca pelos interesses e mais investimentos para nossa querida Jardim do Seridó!”, enfatizou o Prefeito Amazan.

Duas escolas de São Vicente têm projetos de fanfarras aprovados

 

Aconteceu terça-feira (15.08.23), na cidade de Florânia, a entrega solene dos certificados às escolas municipais Francisca Pires de Albuquerque e Inácio Félix de Melo, que tiveram seus projetos de fanfarras escolares aprovados, recebendo recursos oriundos de penas pecuniárias da Comarca de Florânia.

A prefeita Jane Maria e a secretária de Educação, Gisleângela, se fizeram presentes no momento, pois esse sonho realizado é de muita felicidade para ambas, sendo muito planejado e hoje está sendo visto executado.

JARDIM DO SERIDÓ: Definida a programação social da Festa do Sagrado Coração de Jesus


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com total apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó realizará mais um ano de programação social, dentro da Festa do Sagrado Coração de Jesus, neste ano de 2023.

Programação Oficial:
Feirinha da Festa
03/09/2023
Solange Silva
Hugo e Heitor

Véspera da Festa
09/09/2023
Guilherme & Pedrinho
Rodolfo Lopes

No dia 27 de agosto, a programação contará com a I Cavalgada do Coração de Jesus que terá apoio da Administração Municipal.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Prefeitura de Ipanguaçu - RN anuncia Processo Seletivo para Psicólogo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Ipanguaçu anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, destinado a contratação temporária de um Psicólogo.

Para se inscrever, é necessário possuir graduação completa em nível superior, com registro no órgão de classe.

Ao profissional efetivado, será ofertado um salário mensal no valor de R$ 1.500,00, referente a jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Etapas de participação

Os interessados devem se inscrever no período de 28 a 31 de agosto de 2023, exclusivamente via internet, mediante o envio da documentação, especificada no edital, para o seguinte e-mail: pss@ipanguacu.rn.gov.br.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo, entregue no ato de inscrição, mediante a pontuação de títulos e tempo de experiência profissional.

Este Processo Seletivo terá validade de seis meses, contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.

Congresso se prepara para votar reajuste do salário mínimo com taxação de offshores

 


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta terça-feira (15), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e tratou da tramitação da medida provisória que trata do reajuste do salário mínimo (MP 1.171/2023), com regras para atualização da tabela do Imposto de Renda, que beneficia 13 milhões de contribuintes.

A medida depende da tributação de investimentos feitos por brasileiros no exterior, nas chamadas empresas offshore, para garantir os recursos para viabilizar as medidas sugeridas pelo governo, prevista em outra medida (MP 1.172/2023), que não foi analisada ainda e está prestes a caducar.

Aprovada na comissão mista, formada por deputados e senadores, a MP do salário mínimo incorporou regras previstas na MP 1.172/2023 e ainda será votada pelos Plenários da Câmara e do Senado. Haddad afirma que as regras para taxação das offshores iguala o Brasil às legislações mais avançadas do mundo.

O líder do PL, senador Carlos Portinho (RJ), porém, defende a derrubada de mudanças feitas na MP já na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

Currais-novenses são campeões do campeonato brasileiro sub-18 de atletismo

 



No último final de semana aconteceu em Aracaju (SE) o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo, com a participação de centenas de atletas que buscaram índices nacionais. Dois currais-novenses conquistaram medalha de ouro: Ingryd Luanna, no salto em distância e Fred Martins, no salto em altura.

Na manhã desta quarta-feira (16), o Prefeito Odon Jr e a Vice-Prefeita Ana Albuquerque receberam os atletas no Gabinete Municipal. O professor e técnico, Judson de Lima, agradeceu o apoio da Prefeitura aos atletas e reforçou a importância do “Projeto de Iniciação ao Atletismo” para os jovens. “Nós agradecemos ao apoio imprescindível da Prefeitura e a valorização aos nossos atletas”, comentou Judson, reforçando a importância de aliar educação e esporte na formação dos jovens.

Com a marca de 6,06 metros, Indryd Luanna alcançou uma marca de alto nível para a sua categoria no salto em distância, o que a garantiu representar o Brasil no Mundial Escolar que acontecerá neste final de semana no Rio de Janeiro. A marca de Fred Martins no salto em altura, 2,04metros, também o levará a participar de outras competições nacionais. Os índices alcançados pelos dois atletas o credenciam a alcançar saltos ainda maiores e elevarem ainda mais o nome de Currais Novos nas competições.

Para o Prefeito Odon Jr, o resultado dos atletas é muito importante e é incentivo para os jovens do município. “Estamos muito felizes com esse resultado de vocês e que traz o incentivo muito forte para que mais jovens possam aderir ao esporte e às atividades esportivas. É um resultado que chama a atenção de muitos e mostra que Currais Novos é referência no esporte”, comentou o Prefeito.

Ministério estuda uso de 5G banda larga fixa em escolas públicas

 

O Ministério das Comunicações, por meio do Conselho Gestor do Fust, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, participa de projeto que estuda a viabilidade de uso da banda larga fixa 5G em escolas públicas.

No 5G fixo, um roteador se conecta à internet pela rede 5G e distribui o sinal localmente por Wi-Fi. Essa tecnologia possui qualidade comparável à fibra óptica, porém com menores custos de instalação e investimento. Um projeto-piloto com o ministério, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai avaliar a viabilidade de usar essa tecnologia em escolas.

O ministério também participou, junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, do lançamento de outra parceria; neste caso com o Parque Tecnológico Itaipu. A Itaipu Binacional trouxe o primeiro cão-robô a operar no Brasil. Seu uso, além de ser útil para a inspeção industrial, vai reduzir custos e evitar risco à vida humana em operações perigosas. O cão-robô, chamado spot, foi produzido pela empresa Boston Dynamics e opera com conectividade 5G.

Congresso se prepara para votar reajuste do salário mínimo com taxação de offshores

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta terça-feira (15), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e tratou da tramitação da medida provisória que trata do reajuste do salário mínimo (MP 1.171/2023), com regras para atualização da tabela do Imposto de Renda, que beneficia 13 milhões de contribuintes.

A medida depende da tributação de investimentos feitos por brasileiros no exterior, nas chamadas empresas offshore, para garantir os recursos para viabilizar as medidas sugeridas pelo governo, prevista em outra medida (MP 1.172/2023), que não foi analisada ainda e está prestes a caducar.

Aprovada na comissão mista, formada por deputados e senadores, a MP do salário mínimo incorporou regras previstas na MP 1.172/2023 e ainda será votada pelos Plenários da Câmara e do Senado. Haddad afirma que as regras para taxação das offshores iguala o Brasil às legislações mais avançadas do mundo.

O líder do PL, senador Carlos Portinho (RJ), porém, defende a derrubada de mudanças feitas na MP já na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

Prefeitura de Currais Novos realiza entrega de fardamento para a rede municipal de ensino

 


Mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino irão receber novos fardamentos escolares a partir desta semana.

A entrega simbólica do fardamento foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Creche Municipal “Margarida Cunha” com a presença do Prefeito e da Vice-Prefeita, Odon Jr e Ana Albuquerque, do Secretário Municipal de Educação, Joelmir Soares, e da direção e alunos da Creche.

De acordo com a SEMEC, foram investidos cerca de R$ 163 mil na aquisição dos kits de fardamento escolar que serão entregues aos 4.386 alunos da rede municipal de ensino. “Entregamos os Parquinhos que foi muito esperado por vocês e hoje estamos entregando o novo fardamento”, comentou Odon.

Projeto de Terezinha Maia busca promover inclusão escolar

 


O projeto de lei que visa instituir o “Selo Escola Amiga da Educação Inclusiva’ no Rio Grande do Norte, pautou nesta quarta-feira (16), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, o pronunciamento da deputada Terezinha Maia (PL), que é autora da proposta. De acordo com ela, a matéria busca agraciar as escolas públicas e privadas do estado que adotem medidas para a implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino.

“O projeto de lei visa oferecer reconhecimento às instituições de ensino que buscam oferecer uma educação mais inclusiva, ao passo que, paralelamente, objetiva incentivar a adoção de medidas que tornem o ambiente escolar acessível a todos. A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização. Assim, a educação inclusiva promove a valorização da diversidade e o respeito aos direitos humanos, proporcionando um ambiente de aprendizagem que acolhe e atende às necessidades de todos os alunos”, justifica a deputada.

Na ocasião, Terezinha registrou também visita à ala de queimados do Hospital Walfredo Gurgel, “oportunidade em que acompanhamos de perto as instalações e funcionamento do setor”, relatou. Segundo ela, apesar da unidade contar com uma equipe empenhada, o setor carece de médicos com especialidades em clínica geral e infectologia, “situação que reportamos à secretária de Saúde e ela se prontificou em solucionar”, explicou.

Adjuto Dias cobra oferta de serviços de telefonia móvel e internet para o distrito da Palma, em Caicó

 

O deputado estadual Adjuto Dias (MDB) solicitou hoje, na Assembleia Legislativa, que a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, tome providências para garantir a oferta de serviços de telefonia móvel e internet na Palma, distrito do município de Caicó.

De acordo com o parlamentar, mesmo sabendo que o Serviço Móvel Pessoal (SMP) é, conforme a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), prestado pelo setor privado, a solicitação à Anatel é para que a autarquia federal estabeleça essa obrigação por parte das empresas habilitadas, em conformidade com o que a própria Anatel chama de “compromissos de ampliação” de acesso.
“A nossa iniciativa é para que a Agência faça cumprir na Palma a obrigação de atendimento para todos os municípios brasileiros com telefonia móvel, a partir do previsto para aqueles com mais de 30 mil habitantes, que é o caso de Caicó”, explica Adjuto Dias.

O deputado ressalta ainda o crescimento populacional do distrito e que o pedido está em consonância com os editais de sistemas e redes feitos pela Agência de Telecomunicações, no que diz respeito à ampliação de serviços nas áreas rurais.

Museu do Seridó promove encontro sobre corpo e sexualidade

 

Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), promove o quinto encontro do curso de formação Direitos humanos, ética e educação antirracista. A ação é resultado de uma parceria com a Associação Comunitária e Cultural dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, e acontece nesta terça-feira, 15, a partir das 18h.

O público participará de uma palestra que tem como título: Eu te conheço? Corpo, sexualidade e prevenção para meninos e homens, ministrada pelo enfermeiro Gutemberg Mariz Dantas. Os encontros da formação acontecem sempre na segunda quinzena de cada mês, destinados à comunidade dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, e serão realizados até o mês de novembro.

De acordo com a diretora do MDS, a professora Vanessa Spinosa, o intuito do projeto é contribuir para a valorização da Irmandade do Rosário no município de Caicó e estimular que jovens e adultos desenvolvam uma postura antirracista. A docente ainda pontua que o curso é necessário para que o público se aproprie do potencial cultural, material e imaterial e de manifestações artístico-culturais.

“A ação é uma forma de promover o desenvolvimento da consciência sobre o legado da Irmandade para o patrimônio cultural potiguar. A cada encontro mensal do nosso curso, buscamos ouvir a comunidade para que haja uma formação acerca das pautas elencadas pela Associação dos Negros do Rosário”, ressalta Vanessa Spinosa.

O MDS tem como missão pesquisar, preservar e comunicar as identidades culturais do Seridó potiguar, de modo a fomentar o desenvolvimento científico, educacional, artístico, social e turístico da região, promovendo a formação e reflexão crítica de forma a contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.