O Projeto Ver-Sus é a possibilidade que os graduandos na área da saúde têm de vivenciar de perto a realidade da saúde do Rio Grande do Norte, de convergir e fazer parte das mudanças contínuas e o desejo da luta em prol do sistema público de saúde.
Esta edição ocorre nas cidades de Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante e Lagoa Nova, já que é de suma importância a interiorização e conhecimento das peculiaridades regionais de cada território.
O projeto foi pensado com o intuito de aproximar o estudante da realidade do SUS, de ampliar seu olhar em relação à organização do sistema de saúde, seus problemas, desafios e potencialidades. A proposta baseia-se na realização de estágios de vivências e seminários a partir desta realidade e trata-se de uma iniciativa da Associação da Rede Unida, que é detentora e executora do projeto.
Objetivos:
- Organizar as Vivências no SUS (atividade de imersão) e Seminários em território nacional, para oportunizar o encontro dos atores sociais que compõem o Sistema Único de Saúde, por meio de discussões sobre o trabalho em equipe, gestão, atenção à saúde, educação e participação social, arte e cultura, visando a integração ensino-serviço no campo da saúde;
- Realizar atividades de Educação Permanente em Saúde em diferentes cenários e com múltiplos atores do SUS;
- Potencializar o compromisso ético-político de estudantes (graduação, residência e técnico da área da saúde) e demais atores envolvidos (docentes, trabalhadores do SUS, gestores, movimentos sociais) com os processos de Reforma Sanitária e a construção do SUS;
- Contribuir para formação técnica, científica e política dos atores envolvidos na perspectiva do amadurecimento de práticas interprofissionais, interdisciplinares e multiprofissionais para o trabalho colaborativo em saúde;
- Contribuir para o debate sobre projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação e sobre a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais no campo da saúde, de forma que contemplem as necessidades da população brasileira;
- Estimular a inserção dos estudantes nos espaços de atuação e reivindicação de direitos, como no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais;
- Provocar no estudante e nos demais participantes o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais;
- Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo da saúde e de populações historicamente excluídas como um instrumento de apoio à formação dos estudantes e demais participantes e de construção da hegemonia de um projeto de sociedade: Includente, Democrática e Plural.
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