A cidade de São José do Seridó-RN recebeu neste sábado (10), a visita do Projeto Caravana da EM (Esclerose Múltipla). Este projeto é em parceria com o Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba.
Esta é a realização de mais uma edição da CARAVANA ESCLEROSE MÚLTIPLA em alusão ao Agosto Laranja, que é o mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, sendo coordenado pela Neurologista, Drª Bianca Oliveira e tem o objetivo de promover a educação e a busca de casos desta condição.
Nesta manhã de sábado (10) uma equipe formada por Neurologista, Farmacêutica e secretária fez uma visita ao município de São José do Seridó, com vistas promover uma visita domiciliar para os pacientes com diagnóstico de Esclerose Múltipla.
De acordo com Generina Silva, a equipe realizou consulta, solicitação de exames e entrega de medicação a uma paciente residente na zona urbana de São José do Seridó.
Em São José, duas pacientes têm essa condição e fazem tratamento de Esclerose Múltipla.
Diagnosticada há 6 anos com EM, a jovem senhora Generina Silva ressalta que se sente muito feliz pelo acolhimento e atenção dada por toda a equipe da Caravana. A visita pela Caravana EM feita ao município de São José atendeu um pedido de Generina.
Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.
Fisioterapia e medicamentos que suprimem o sistema imunológico podem ajudar a combater os sintomas e retardar a progressão da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário