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terça-feira, 13 de agosto de 2024

Projeto internacional leva a cidadania para escolas de Caicó



Por meio do projeto internacional Nós Propomos, quatro escolas públicas de Caicó recebem, desde o dia 7 de agosto, ações educacionais que ensinam a cidadania. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), e é colocada em prática pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), no Seridó potiguar.

A parceria foi firmada em 2023, durante a visita de Sérgio Claudino Loureiro Nunes, professor da ULisboa, à Caicó. O projeto é realizado pelo Instituto de Ordenamento e Gestão do Território (Igot/ULisboa) e pelo programa de Mestrado Profissional em Geografia (Geoprof/Ceres). No âmbito da UFRN, a ação é coordenada por Iapony Galvão, do Departamento de Geografia (DGC/Ceres).

As instituições escolhidas são a Escola Municipal Raimundo Guerra e as escolas estaduais Zuza Januário, Antônio Aladim de Araújo e Calpúrnia Caldas de Amorim, que recebem as ações devido às suas localizações em áreas periféricas e presença de alunos de alta vulnerabilidade social. De acordo com Sérgio e Iapony, o projeto amplia as possibilidades de transformação social nas organizações.

Nós Propomos realiza ações de doação de sangue, de prevenção de acidentes de trânsito, de combate à violência contra a mulher, de prevenção ao suicídio e de conscientização acerca da saúde feminina e masculina, além de proposições de soluções aos problemas da comunidade local.

Equipe do projeto Nós Propomos. Foto: Iapony Galvão

Para o aluno Waldemar, de 12 anos, da Escola Municipal Raimundo Guerra, as ações o auxiliam a observar melhor os problemas da cidade e trazer, como cidadão, as soluções. “A partir da realização do projeto, vi que necessitava agir de forma mais respeitosa no trânsito, atuando como ciclista ou pedestre”, afirma o aluno.

Além das ações de educação e cidadania, o professor Sérgio Claudino ministra, também em Caicó, a disciplina Material Didático e Ensino de Geografia, no Geoprof, entre os dias 7 e 16 de agosto. O Mestrado é coordenado pelo Ceres e pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Para Iapony, a realização de um projeto internacional como o Nós propomos! em Caicó consolida a presença da UFRN no território potiguar. O docente destaca a importância da parceria internacional com a Universidade de Lisboa no desenvolvimento social potiguar, a partir da educação e da cidadania. Já Sérgio avalia a ação como benéfica para o interior do Rio Grande do Norte. “O projeto contribuirá cada vez mais para constituir uma educação cidadã que possa efetivar transformações sociais em Caicó e no Seridó potiguar”, declara.

O projeto também contempla os objetivos referentes à internacionalização e à interiorização do Ensino Superior do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN para o período 2020-2029.

Sérgio Claudino Loureiro Nunes em Caicó. Foto: Iapony Galvão

Nós propomos!

O projeto internacional Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, iniciou a sua trajetória em 2011, em Portugal, no Igot/ULisboa, sendo fundado e coordenado por Sérgio Claudino Loureiro Nunes. O objetivo era identificar os problemas socioambientais locais e favorecer a busca de soluções para as comunidades, auxiliando na construção da cidadania através da educação.

Após ter sucesso no país de origem, o projeto se expandiu para além das fronteiras portuguesas, envolvendo, na atualidade, mais de 60 universidades, centenas de instituições de educação básica e milhares de alunos em outros países, como Espanha, Brasil, Moçambique, Peru, Colômbia e México. O intuito é fomentar atividades e ações educacionais que possibilitem estimular a formação cidadã dos alunos, favorecendo o desenvolvimento social e contribuindo para o desenvolvimento socioambiental sustentável nos locais onde atua.

Para Iapony, o impacto acontece ao promover enfoques metodológicos inovadores no ensino dos problemas locais e suas soluções, a partir das proposições dos estudantes, integrando a comunidade universitária com a sociedade.

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