A candidata à prefeita pela coligação Caicó Pode Mais, Sandra Kelly, participou de debate promovido pela Faculdade Caicoense Santa Teresinha, nesta quinta-feira (19), inserido na programação do Simpósio Seridoense de Direito Eleitoral. O evento aconteceu no auditório da instituição, às 19h, mediado pela jornalista Gláucia Lima, com transmissão ao vivo pela TV Kurtição e Rádio Seridó 100,7 FM.
O primeiro bloco foi dedicado à apresentação dos candidatos. Apenas Sandra e o candidato do PL, Alexandre Cazuza, participaram do debate. O atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Tadeu, alegou incompatibilidade de agenda.
Na abertura do debate, a primeira rodada de perguntas foi dedicada aos alunos da FCST. Sandra destacou a revisão do Plano Diretor, “pois Caicó precisa ordenar seus espaços, saneamento e pavimentação. Há ainda questões ligadas à acessibilidade e trânsito”.
Ela também foi questionada sobre ações de assistência social. “A população mais vulnerável é expressiva, e essas pessoas precisam se conectar a programas federais e superar, por exemplo, o déficit habitacional”.
Na terceira rodada, o questionamento foi dedicado ao funcionamento das creches. “Temos um déficit de vagas e nossa proposta é aumentar o número de vagas e de creches, funcionando em tempo integral”.
Na rodada final deste bloco, Sandra apresentou suas propostas para o atendimento de urgência e emergência em saúde. “Esse é um exemplo de cooperação intersetorial. Vamos investir na visão integral da saúde, capacitação das equipes e unidades bem equipadas”.
Os candidatos iniciaram o confronto direto, com tema sorteado. Sandra foi perguntada sobre a saúde na sua gestão. “Vamos reduzir o tempo, reorganizando e tornar eficiente a demanda de exames”.
O terceiro bloco seguiu a dinâmica do anterior. Sandra voltou a responder sobre o tema educação. “Uma educação de qualidade deve ser estendida a toda população. Uma escola inclusiva e de qualidade, para formação humana e que valorize os professores, que sofrem com um passivo de 10% devido pela atual gestão municipal de forma perversa”.
O quarto bloco retornou com o confronto direto entre os debatedores. O tema sorteado para Sandra responder foi o meio ambiente. “Nós temos uma proposta de gestão integrada de resíduos sólidos. Isso significa diminuir a geração de lixo, separando o material reciclável, diminuindo o impacto no meio ambiente. Outra questão que precisa ser combatida é a poluição dos mananciais”.
Nas considerações finais, a candidata lamentou a ausência do atual prefeito, Dr. Tadeu. “Isso demonstra a sua pouca preocupação em discutir a cidade. Eu e Airton Dias temos respostas para a gestão, iremos fazer uma ampla reforma administrativa comprometida, dentre outros temas, em realizar concurso público”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário