O início da devoção
A devoção a Nossa Senhora da Luz teve início em Portugal, quando o país ainda era um Reino e investia alto nas grandes navegações e na conquista da África. Pero Martins, nascido em Carnide, pequena cidade próxima a Lisboa, foi o precursor da devoção a Nossa Senhora da Luz. Martins participou de várias viagens para a África à procura de aventuras e riquezas, quando, em 1459, foi aprisionado por árabes.
Aprisionado por árabes
Os árabes só restituiriam a liberdade de Pero Martins se fosse pago um alto valor como resgate. Mesmo assim, ninguém sentiu compaixão para pagar o resgate. Com isso, Pero se viu abandonado na prisão sofrendo humilhações e crueldades de todo tipo.
Pero começa a rezar
No ano de 1463, ao se ver sem nenhuma esperança, Pero começou a implorar a ajuda de Nossa Senhora, para que ela o libertasse daquela situação. Como resposta às orações, depois de 30 dias, Nossa Senhora apareceu a ele em seus sonhos, com uma auréola iluminada por uma luz extraordinária, dizendo as seguintes palavras:
"Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo: - Irás a Carnide no termo de Lisboa e fazer-me-ás sobre a fonte do Machado uma ermida que terá a inscrição de: Santa Maria da Luz. Neste lugar meu nome há de ser glorificado, honrado e aumentado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão à muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharas a minha luz e claridade os sinais que teus naturais vêem sobre a Fonte do Machado. Aí acharas uma bela imagem e nela mostrarei quem sou."
O milagre
Passado algum tempo, Pero Martins foi liberto pelos árabes e seguiu estritamente as ordens que Nossa Senhora da Luz lhe deu. Construiu, então, a capela dedicada a Nossa Senhora da Luz e encontrou a imagem mencionada pela Virgem em seus sonhos. A partir de então, a devoção começou a se espalhar grandemente e se firmou em terras portuguesas.
Oração a Nossa Senhora da Luz
“Ó Senhora da Luz, Dona de todos as Graças, Cobre-nos com o Teu manto resplandecente,
Pois Vós sois a Luz que nos Guia pelas trevas, E pela Vossa imensa misericórdia nos dás,
Força e alento para seguir o nosso rumo, Que nos leva até vós, Ò Cheia de Graça.
Nossa Senhora, Pelo Espirito Santo iluminada, Mãe de Nosso Senhor, Nossa fonte de Luz,
Vois sois s nossa força e o nosso caminho, E nos protegeis pôr entre montanhas e vales,
Pêlos desertos e ilhas, no sofrimento e tortura, Nas perseguições que sofremos.
Ó Nossa Senhora da Luz, Nossa Mãe, Cobre-nos com a Tua interminável Glória,
E continua a iluminar o nosso caminho, Com a Vossa interminável e Divina Luz,
Que outra coisa não queremos ver, Senão as maravilhas da Vossa Presença.
Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus, Ajuda-nos com a Tua bondade infinita,
A enfrentar todos os perigos e tentações, Para que com a Vossa preciosa ajuda,
Sigamos nosso caminho com a Vossa Luz, E longe da escuridão das Trevas. Amém.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário