O lançamento do EDH contará com a palestra com o tema Observatório em Direitos Humanos: a importância dos Direitos Humanos na formação de professores(as) caicoenses, com o objetivo de enriquecer a formação dos docentes da região, discutindo a relevância dos Direitos Humanos no contexto educacional.
A ação do Observatório de Educação em Direitos Humanos reflete o esforço contínuo de integrar a educação e a promoção dos direitos humanos na prática pedagógica dos docentes da região. Além de oferecer capacitação e formação, o Observatório visa mapear as práticas pedagógicas que contemplam os direitos dos cidadãos nas escolas públicas de Caicó, com a intenção de fomentar uma educação mais inclusiva e consciente, capaz de lidar com as diversas realidades sociais e culturais da comunidade.
Durante o evento, acontecerá, ainda, o lançamento da Cartilha Cultura de Paz e Justiça Restaurativa, produzida pelo Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), e pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A cartilha busca disseminar práticas pedagógicas voltadas para a promoção da paz e da justiça restaurativa no ambiente escolar. Ela foi elaborada por um coletivo de professores, incluindo Elton Bruno (PPGDH/UFPE), Maria Melo, do Departamento de Educação da UFRN (DED/UFRN), Cezar Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/PUCPR) e Leonardo Diniz, do Programa de Pós-Graduação em Educação Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGECI/UFRPE).
O projeto apresenta uma abordagem inovadora para a implementação da cultura de paz, respeitando os direitos humanos como base para uma convivência harmoniosa e justa nas escolas. A elaboração da cartilha contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para Arthur Oliveira, docente do Departamento de Educação (DED) do Ceres e um dos responsáveis pela organização do evento, o lançamento do Observatório e da Cartilha é um marco importante na formação dos educadores da região. “O observatório visa atuar como sentinela, aproximando o discurso da prática de sala de aula, levando os estudantes a perceberem que esses direitos são parte de suas vidas e estão presentes em seu cotidiano”, afirma o docente.
Serão distribuídas 100 cartilhas para professores da região do Seridó que participarem do lançamento. Além disso, os interessados poderão acessar a versão online da cartilha por meio de um link que será disponibilizado no evento. A proposta é oferecer aos educadores ferramentas para trabalhar questões como resolução de conflitos, empatia e o entendimento dos direitos humanos de maneira prática e acessível em sala de aula.
A ação do Observatório de Educação em Direitos Humanos reflete o esforço contínuo de integrar a educação e a promoção dos direitos humanos na prática pedagógica dos docentes da região.
Além de oferecer capacitação e formação, o Observatório visa mapear as práticas pedagógicas que contemplam os direitos dos cidadãos nas escolas públicas de Caicó, com a intenção de fomentar uma educação mais inclusiva e consciente, capaz de lidar com as diversas realidades sociais e culturais da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário